Orçamento Participativo desafia alunos de Viseu a apresentarem propostas

Vencedores são conhecidos em Maio de 2017. Autarquia destinou 250 mil euros para a terceira edição que é dinamizada pelos alunos

Foto

As escolas do ensino secundário, profissional e superior de Viseu foram desafiadas, pela autarquia local, a apresentarem propostas para a terceira edição do Orçamento Participativo. Com uma dotação financeira de 250 mil euros, trata-se do “maior orçamento participativo jovem do país”, segundo Almeida Henriques, presidente da Câmara de Viseu.

As propostas são apresentadas pela comunidade escolar mas têm como território-alvo todo o concelho. A votação, online ou nas assembleias participativas, também será feita de forma universal. Adaptado ao calendário escolar, os vencedores da terceira edição – a primeira dedicada aos jovens -  deverão ser conhecidos em Maio de 2017.

Participam as escolas secundárias Alves Martins, Emídio Navarro e Viriato e as profissionais Mariana Seixas e Profitecla; o Instituto Politécnico, a Universidade Católica e o Instituto Piaget. Cada estabelecimento de ensino pode apresentar até dez propostas em temas como a juventude, a educação, o desporto, a cidadania, a mobilidade suave, o ambiente, a energia, as tecnologias e a saúde, entre outros.

“O número elevado de escolas presentes é um aspecto motivador”, disse Almeida Henriques na apresentação do Orçamento Participativo. Para o autarca, dado ao carácter “inovador” da iniciativa, o Orçamento é não só de  “um instrumento importante do ponto de vista da participação democrática dos jovens”, como terá “um efeito de contágio” junto comunidade. Lembrou que as propostas devem ter uma ambição local e comunitária, “dentro de uma lógica solidária” e que o Orçamento pretende “levar mais longe a semente da cultura participativa e da cidadania”.

A primeira edição do Orçamento Participativo de Viseu, com uma dotação financeira de 75 mil euros, foi lançada no primeiro ano de mandato de Almeida Henriques. A obra vencedora – reabilitação de oito casas no Bairro Social 1.º de Maio – já foi concluída. A segunda edição foi dedicada exclusivamente às freguesias do concelho e dela saíram sete projectos vencedores para oito freguesias, num investimento total de 168 mil euros.

Sugerir correcção
Comentar