Obras na Secundária do Padrão retomadas após quatro anos

A empreitada, agora entregue à Lúcios, custará cerca de 12,8 milhões de euros. A primeira fase do projecto estará concluída em Fevereiro do próximo ano.

Foto
A obra tinha sido iniciada ainda no início de 2011, mas foi interrompida um ano depois Hugo Santos

Quatro anos após a interrupção da obra, a Parque Escolar retomou, na semana passada, os trabalhos de recuperação da Escola Secundária do Padrão da Légua. A Lucios, empresa responsável pela execução do projecto, adianta que a primeira fase estará pronta até 8 de Fevereiro do próximo ano. De acordo com a constrtutora, a obra, que rondará os 12,8 milhões de euros, estará concluída, na totalidade, até ao início do ano lectivo de 2017-2018.

Os prazos e os valores foram apresentados nesta segunda-feira de manhã, pela empresa, em reunião na escola, que contou com a presença da direcção da escola, do Presidente da Câmara de Matosinhos, o independente Guilherme Pinto, do presidente da federação distrital do PS, Manuel Pizarro, e dos deputados socialistas eleitos pelo ciclo do Porto, Luísa Salgueiro e Fernando de Jesus, que organizaram a iniciativa.

Numa primeira fase, já em curso, orçada em cerca de 9,4 milhões, está prevista a conclusão do Bloco A do edificado, que está a ser construído de raiz. Em Fevereiro, data prevista para a conclusão, o pavilhão estará pronto a receber os alunos que durante cerca de 5 anos, até ao final do último ano lectivo, frequentavam as aulas num edifício com condições precárias e em contentores transformados em salas de aula improvisadas. A partir dessa fase os alunos poderão ser transferidos para o novo edifício, altura em que iniciará a requalificação dos três blocos restantes. A obra será assegurada por cerca de 130 trabalhadores.  

Entregues ao consórcio Edifer/Ensulmeci, ainda no decurso do Governo liderado por José Sócrates, em Março de 2011 iniciaram-se as obras de recuperação na escola, sede do agrupamento escolar, inseridas no âmbito da empreitada das obras de modernização para a Fase 3 do Programa de Modernização das Escolas do Ensino Secundário. O prazo de execução previsto era de vinte meses. Contudo, as obras foram interrompidas em Maio de 2012. O empreiteiro não cumpriu o plano de trabalhos, alegando problemas financeiros.

Durante os quatro anos seguintes as condições estruturais dos vários edifícios foram-se agravando. A situação complicou-se em Abril de 2015, quando o mau tempo pôs em causa a estabilidade do telhado, obrigando ao encerramento da escola, durante alguns dias, por questões de segurança, o que originou alguns protestos por parte de alunos, pais e professores.

Na altura, o presidente da Câmara de Matosinhos insistiu que a urgência do reinicio dos trabalhos de requalificação, que agora já estão em marcha. Satisfeito por ver as trabalhos retomados, o independente sublinhou a importância da manutenção posterior do edifício, questão que ainda não foi clarificada pelo empreiteiro. 

O autarca referiu ainda os trabalhos que foram feitos na Escola Secundária Augusto Gomes como exemplo de outra escola do concelho que passou por um processo de requalificação que chegou a bom porto e sublinhou a importância de ser seguido o mesmo exemplo na escola da Boa Nova, em Leça da Palmeira, que diz estar “uma vergonha”.

Actualmente a Escola Básica e Secundária do Padrão da Légua tem 38 turmas. Prevê-se que, após a conclusão dos trabalhos agora reiniciados, possa receber 65 turmas, o que corresponde a cerca de 1500 alunos. Grande parte desses alunos virá de outros estabelecimento de ensino do agrupamento. 

Sugerir correcção
Comentar