Navio Harbour Krystal autorizado a entrar em águas portuguesas

Um tripulante continua desaparecido.

Foto
DR

O navio Harbour Krystal, onde na manhã desta quarta-feira ocorreu uma explosão seguida de incêndio, já foi autorizado a entrar em águas territoriais portuguesas, estando esta sujeita a uma vistoria técnica, continuando um tripulante da embarcação desaparecido, informou a Marinha.

O navio tanque Harbour Krystal, com pavilhão das Bahamas, sofreu uma explosão, pelas 08h12, quando se encontrava a navegar a 13 milhas a sudoeste do Cabo Espichel, transportando uma carga de oito mil toneladas de nafta, um derivado do petróleo.

Depois da explosão, na zona de proa do navio, deflagrou um incêndio, tendo sido dado como desaparecido um dos 18 elementos da tripulação, de nacionalidade filipina, que ainda não foi encontrado.

De acordo com o comunicado da Marinha, com a actualização às 20h de hoje sobre a explosão a bordo do navio petroleiro, “a situação está normalizada e o risco de acidente ambiental continua reduzido”.

“Conforme pretensão do armador, o navio foi já autorizado pelo Capitão do Porto de Sines a entrar em águas territoriais portuguesas e a demandar o porto de Sines, estando a autorização de entrada sujeita à visita de entrada e vistoria técnica a efectuar por um perito da capitania”, refere um comunicado da Marinha.

No que se refere ao tripulante desaparecido, a Marinha adianta que "o esforço de busca realizado pelos meios envolvidos até ao final do dia de hoje permitiu cobrir, em 10 horas, uma área superior a 1946 quilómetros quadrados, sem que tenha sido possível encontrar o elemento da guarnição”.

De acordo com a Marinha, “permanecem dúvidas por parte da guarnição do Harbour Krystal relativas à possibilidade da vítima se encontrar a bordo, dentro de algum compartimento inacessível devido à explosão”.

“As operações de busca foram suspensas, sendo, todavia, retomadas caso surjam indícios que o justifiquem”, acrescenta a Marinha.

No local estiveram a corveta Jacinto Cândido, um salva-vidas da estação de Sesimbra, um helicóptero 'EH 101 Merlin', aeronaves da Força Aérea Portuguesa, três navios mercantes e ainda dois rebocadores contratados pelo armador.

Ao final da manhã de hoje, o navio-tanque Harbour Krystal chegou a estar a 14 milhas ao largo do Cabo Espichel, tendo então sido informado que não poderia entrar em águas territoriais portuguesas, ou seja, teria de permanecer para além da linha das 12 milhas náuticas da costa portuguesa.

Sugerir correcção
Comentar