Museu das Marionetas do Porto na Rua de Belomonte e Quinta da Bonjóia

Estrutura foi obrigada a abandonar a sua casa inicial, na Rua das Flores, porque o prédio foi vendido e o novo dono quer dar-lhe outro uso. Encerra a 4 de Setembro e reabre no dia 29.

Foto
Rui Farinha/nfactos

O Museu das Marionetas do Porto vai mudar-se para a Rua do Belomonte, para o edifício ao lado do Teatro das Marionetas, onde deverá abrir as portas ainda antes de o mês de Setembro terminar. Uma pequena componente expositiva vai para a freguesia de Campanhã, instalando-se na Casa das Brincad’Eira, da Quinta da Bonjóia, onde a companhia teatral passará a ter actividades programadas para o público.

Foi esta a solução acordada entre o Teatro das Marionetas e a Câmara do Porto, depois de a primeira ter sido informada que teria de abandonar o n.º 22 da Rua das Flores, onde funciona ao museu desde a sua abertura, em 2012, porque o edifício fora vendido e o novo proprietário pretendia dar-lhe um novo uso. Passado o “estado de choque” inicial em que admite ter ficado, a directora artística do museu, Isabel Barros, deu início às negociações com a Câmara do Porto, num processo que considera ter sido “fundamental”. “O facto de ter havido este estímulo por parte da câmara foi fundamental, porque estávamos perante uma mudança muito complicada e com a perspectiva de termos agora dois pólos e um novo projecto que permitirá potenciar o nosso trabalho, foi muito importante”, disse ao PÚBLICO.

O Museu das Marionetas da Rua das Flores fecha as portas no dia 4 de Setembro e está previsto que reabra a 29 de Setembro, já no novo espaço da Rua do Belomonte, n.º 63, que está quase pronto para o receber. “Fizemos umas obras grandes de adaptação do espaço, o que nos permitirá ter dois pisos de exposição. Acaba por ser um espaço diferente do que tínhamos, mas que vai ter características muito próximas dele, com um espaço de exposição bastante interessante e em que será possível potenciar a relação com o próprio teatro, que está ali ao lado”, explica.

Na Quinta da Bonjóia haverá também um pequeno pólo expositivo, mas esse espaço será, sobretudo, para desenvolver um conjunto de actividades contratualizadas com a Câmara do Porto. “Passaremos a ter um pólo na Casa da Brincad’Eira que vai funcionar essencialmente com actividades mais culturais a nível do desenvolvimento social. Tudo de carácter gratuito e segundo um programa que estou a desenhar”, afirma Isabel Barros, explicando que a expectativa é que este programa possa entrar em funcionamento também em Setembro.

Depois de ter feito um investimento na ordem dos 200 mil euros no edifício da Rua das Flores para instalar o museu sonhado por João Paulo Seara Cardoso – fundador da Teatro das Marionetas do Porto, que morreu em 2010, sem ver o espaço aberto –, a companhia foi confrontada, em Abril de 2015, com a obrigatoriedade de ter que abandonar o espaço que alugara já em 2002.

Quando o prédio foi colocado à venda, foi dado à companhia o direito de preferência na aquisição, mas este não conseguiu obter o investimento necessário, iniciando, ainda com o vereador da Cultura, Paulo Cunha e Silva, um processo de negociações para tentar garantir um novo espaço na cidade, que contasse com o apoio do município.

Em Abril, o presidente da  Câmara do Porto, Rui Moreira, já tinha anunciado, em reunião do executivo, que a proposta apresentada ao município pela direcção do museu, a 17 de Março, previa a instalação da estrutura em dois pólos, o que fora aprovado, faltando apenas resolver algumas questões processuais. Na altura, o autarca anunciara que um dos pólos ficaria em Campanhã, num imóvel municipal, e que o outro ficaria no centro histórico, não muito longe do espaço que o museu ainda ocupa, na Rua das Flores.

Sugerir correcção
Comentar