Ministério Público de Matosinhos averigua caso de morte em carrossel

Ainda não se conhecem as causas do acidente. No domingo à noite, dezenas de jovens juntaram-se numa vigília no local onde está o carrossel.

Foto
Ricardo Castelo/nfactos

O Ministério Público de Matosinhos recebeu, nesta segunda-feira, da PSP, o expediente, que será distribuído a um procurador, sobre a morte do jovem que terá sido projectado de um carrossel no encerramento das Festas do Senhor de Matosinhos.

O Comando Metropolitano da PSP do Porto confirmou ao PÚBLICO que o expediente realizado pela Unidade de Polícia Técnica e pela Divisão de Investigação Criminal da PSP do Porto foi remetido para o Ministério Público de Matosinhos, que ficará responsável por apurar as causas da morte do jovem de 17 anos.

A PSP adianta que as causas do acidente estão ainda por conhecer, mantendo em aberto as versões que entretanto foram tornadas públicas. De acordo com os Bombeiros de Leixões, o jovem foi projectado de uma cadeira do carrossel, batendo de seguida num poste de iluminação que circunda a máquina de diversão, que atinge velocidades acima dos 100 Km/h. Desconhece-se ainda a causa para ter sido projectado, embora, segundo a PSP, existam relatos de que o jovem se tenha levantado enquanto o carrossel estava em movimento.

A Câmara de Matosinhos, em comunicado no próprio dia, garantiu que todos os divertimentos da romaria obedecem às normas da regulamentação em vigor. 

No domingo à noite, dezenas de pessoas juntaram-se no local do acidente para homenagear o jovem. Junto ao carrossel foram depositadas algumas velas e ouviram-se gritos de ordem que pediam “justiça”.

Recorde-se que este carrossel tem o mesmo nome (Matter Horn) e os mesmos proprietários da máquina que em 2009, também no Senhor de Matosinhos, foi palco de outro acidente, que provocou oito feridos, duas das quais em estado grave, na sequência de uma cadeira se ter soltado.

O acidente aconteceu no domingo de tarde, último dia do Senhor de Matosinhos, uma das romarias mais visitadas do país. Os bombeiros e o INEM, que chegaram na mesma altura ao local, encontraram o jovem em paragem cardio-respiratória e conseguiram reanimá-lo.  Foi transportado para o Hospital Pedro Hispano onde acabou por morrer.

Sugerir correcção
Comentar