Milheirós de Poiares vai a votos para decidir se há integração da freguesia

Foto
Milheirós de Poiares é uma das 31 freguesias de Santa Maria da Feira Manuel Roberto (arquivo)

Os 3700 eleitores de Milheirós de Poiares, no município de Santa Maria da Feira, pronunciam-se hoje, em referendo, sobre a eventual integração da freguesia no contíguo concelho de São João da Madeira.

Numa decisão tomada por maioria, em fins de Julho, o Tribunal Constitucional (TC) autorizou a realização do referendo, pedido pela assembleia de freguesia, mas sublinhou que a consulta não terá carácter vinculativo.

“Concorda com a integração da freguesia de Milheirós de Poiares no concelho de S. João da Madeira?” é a pergunta validada.

“O referendo não é vinculativo, mas se houver uma votação em massa e se houver a expressão clara de uma vontade, seja a favor ou contra, acho que os autarcas têm de respeitar o veredicto. São democratas e só poderão ter essa postura”, afirmou o presidente da assembleia de freguesia, Adriano Martins (PS), que defende a integração de Milheirós de Poiares em S. João da Madeira.

Afirmando que “S. João da Madeira nada oferece a Milheirós”, o antigo presidente da junta Casimiro Loureiro (PSD) recusa o argumento de que é melhor pertencer a um município até agora com uma única freguesia do que se manter noutro com 31 freguesias.

“Há pais com um único filho que são piores do que os têm muitos filhos”, observou.

A Assembleia Municipal da Feira só se pronuncia em Outubro sobre a questão, mas o presidente da câmara, Alfredo Henriques (PSD) já disse que pretende manter as fronteiras do município, o maior e mais populoso do distrito de Aveiro.

Em S. João da Madeira, a câmara municipal liderada pelo também social-democrata Castro Almeida acolheu a ideia positivamente e a assembleia municipal aprovou a integração.

O “sim” é defendido pelo um grupo de 250 independentes e pelos socialistas, actualmente no poder, enquanto o PSD preconiza o “não”.

Milheirós de Poiares é uma das 31 freguesias de Santa Maria da Feira, enquanto S. João da Madeira – que confina precisamente com a localidade em causa - tem atualmente uma única freguesia.

Notícia corrigida às 12h55: o concelho é São João da Madeira e não São João da Feira
Sugerir correcção
Comentar