Saia para a rua, compre diferente: Estão aí os mercados de Natal no Porto

Presentes solidários, artesanato ou arte urbana são algumas das sugestões de presentes que pode encontrar no Porto, este fim-de-semana

Foto
O Mercadinho dos Clérigos, na Rua de Cândido dos Reis, é uma das alternativas para as compras de Natal Rui Farinha / NFactos

Os centros comerciais estão atulhados de gente, o tempo convida ao passeio e, já que é para comprar presentes, ao menos que não sejam as mesmas meias e camisolas de sempre. Se é fã desta máxima, o Porto está mesmo a chamar por si este fim-de-semana (e no próximo) com uma oferta variada de mercados e feiras de Natal. Veja o que mais lhe convém e faça-se à rua.

Se quer apostar nos presentes solidários, o seu destino é o Palácio de Cristal e o mercado organizado pela Universidade do Porto que abre este sábado e por lá se mantém até ao dia 20. O Mercado Solidário de Natal conta com mais de 30 instituições de solidariedade e voluntariado, que aproveitam a data para dar a conhecer o trabalho que fazem, vendendo também produtos que bem podem servir de presente de Natal. O valor das vendas reverte na totalidade para as instituições em causa.

Este mercado está aberto entre as 11h30 e as 19h30, de segunda a sexta-feira, e das 10h30 às 19h30, aos sábados e domingo. Apareça cedo e aproveite para almoçar, entre as 12h e as 14h, de segunda a sexta-feira, aproveitando o menu com diferentes pratos nacionais e estrangeiros alusivos à época. Também aqui, o valor que gastar na refeição será bem empregue, revertendo para a Plataforma de Apoio aos Refugiados.

No caso de não encontrar ali tudo o que procura, dê um salto ao Silo Auto. É lá que está instalado, até às 21h de domingo, o Up Street Porto, o mercado dedicado à arte urbana e ilustração. As portas abrem-se às 16h nos dois dias e este sábado só fecham à meia-noite. Percorra o espaço do sétimo piso do Silo Auto e escolha as obras que prefere dos alunos de mestrado em Ilustração do Instituto Politécnico do Cávado e Ave ou dos vários artistas que já confirmaram presença: Heitor Corrêa, Biph, Godmess, Third, Dub, Julio Dolbeth, David Penela, Lara Luís, Mariana a Miserável, Kino, Sem, Draw, Mariana Patakas, Dores de Fome, Paulina, Mirjam Siim, Leonor Violeta, Catarina Rodrigues, Justin Phame, Isabella Amaral, Bota a Baixo, Vespa, Mariana Malhão, Joana Estrela, Contra, Xesta e We Came From Space.

E para quem procura mais do que fazer compras, o Silo Auto também é o local certo, porque associado ao mercado há um conjunto de workshops e uma praça de alimentação, montada pelo R.U.A. – Street Food Market. Os workshops são gratuitos mas necessitam de inscrição prévia (arteurbana@portolazer.pt), pelo que é mesmo isso que deve fazer se quiser participar na oficina de ilustração de Mirjam Siim (sábado, 16h às 18h) ou aprender a fazer monstrinhos em papel machê aldrabado, com Bafo de Peixe (sábado, 18h às 20h). No domingo, pode conhecer várias técnicas de composição recorrendo a diferentes materiais, com Contra (16h às 18h) e, em ambos os dias, esteja atento à oficina de pintura com spray dinamizada por Frederico Draw – esta vai acontecendo ao longo do evento e é a excepção à regra: não precisa de inscrição prévia.

As ruas da cidade também vão ter várias alternativas, mesmo até ao Natal (consulte a programação completa em www.portolazer.pt), e este fim-de-semana não é excepção. Já deve ter reparados que a feira de artesanato Artesanatus está montada na Praça de D. João I (até 23 de Dezembro) e este sábado, entre as 10h e as 18h, está também a funcionar o Mercado de Artesanato do Porto, na Praça de Parada Leitão e nas traseiras do edifício da Reitoria da Universidade do Porto. Não muito longe, na Praça de Carlos Alberto há o Mercado Porto Belo (entre as 11h e as 19h) e na Rua de Cândido dos Reis é o Mercadinho dos Clérigos que se instala, este sábado, entre as 10h e as 20h.

Fora do centro da cidade, a oferta passa pelo Edifício Transparente, onde o Pink Market abre as portas este sábado e domingo entre as 11h e as 18h. Na Alfândega, entre as 12h e as 22h do fim-de-semana há um especial Porto.Come, com produtos regionais e vinhos a lembrá-lo que é Natal e a possibilidade de assistir a algumas provas e sessões de showcooking.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários