Medina espera que trânsito em Lisboa esteja estável em uma semana

Durante o final da tarde desta quarta-feira o trânsito lisboeta esteve fortemente condicionado no centro da cidade.

Ao final da tarde, um trajecto entre o Largo do Rato e o Campo Pequeno demorava uma hora.
Fotogaleria
Ao final da tarde, um trajecto entre o Largo do Rato e o Campo Pequeno demorava uma hora. PÚBLICO
Obras no Eixo Central de Lisboa irão prolongar-se durante os próximos nove meses.
Fotogaleria
Obras no Eixo Central de Lisboa irão prolongar-se durante os próximos nove meses. PÚBLICO

As obras de requalificação do chamado "Eixo Central de Lisboa", entre o Marquês de Pombal e Entrecampos, começaram esta terça-feira e com ela chegaram os condicionamentos de trânsito. Durante esta quarta-feira os problemas no trânsito confirmaram o receio levantado por alguns lisboetas face aos próximos nove meses de obras. Ao final da tarde, um trajecto entre o Largo do Rato e o Campo Pequeno, por exemplo, estava a levar cerca de uma hora a percorrer – um trajecto que se pode fazer em cerca de um quarto de hora.

Contactado pelo PÚBLICO, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Fernando Medina, afirma que durante a manhã o trânsito à entrada (no sentido Marquês de Pombal) “correu sem grandes perturbações”. “Estamos a monitorizar em permanência para ir ajustando as respostas”, avança. “Temos a expectativa que daqui a alguns dias, no final da primeira semana de trabalhos, tenhamos a situação estabilizada”, afirma o presidente da CML.

O autarca conta ainda que estão em execução quatro medidas. A primeira garante a “sinalização de alternativas nas grandes vias de acesso a Lisboa sugerindo percursos alternativos”, nomeadamente pela Segunda Circular, Radial de Benfica e Eixo Norte-Sul. O mesmo acontece para as vias alternativas mais próximas “em particular o da 5 de Outubro e Avenida dos Defensores de Chaves”, explica o autarca. Para informar os condutores, a Câmara de Lisboa colocou esta terça-feira equipas a distribuir folhetos aos automobilistas.

Além disso, a faixa reservada aos autocarros e táxis será disponibilizada aos restantes automóveis para aumentar a fluidez. Esta terça e quarta-feira isso “já ocorreu em parte do percurso”, afirma Medina. Uma medida que deverá ser alargada a mais zonas a partir desta quinta-feira, avança.

Por fim, o presidente da Câmara de Lisboa aponta o “policiamento constante nas frentes de obra” na zona do Marquês de Pombal, Picoas e Entrecampos, com uma equipa especial a percorrer toda a zona Avenida da República/Marquês de Pombal.

O PÚBLICO tentou contactar a Polícia Municipal para obter mais informações sobre o número de agentes envolvidos mas ainda não foi possível obter mais esclarecimentos.

Sugerir correcção
Comentar