Mais de 300 aldeias candidataram-se a Maravilha de Portugal

O centro é a região com maior número de candidaturas: 159 aldeias desta parte do país vão participar na votação das 7 Maravilhas de Portugal.

Foto
Adriano Miranda

A organização das "7 Maravilhas de Portugal", este ano com o tema Aldeias, anunciou nesta segunda-feira que recebeu 446 candidaturas de 332 aldeias espalhadas por todo o país.

O concurso está dividido em sete categorias, sendo que "Aldeias Rurais" foi a que recebeu mais candidaturas (99). As restante categorias que vão a votos são: Aldeias-Monumento (com 78 aldeias candidatas), Aldeias de Mar (23), Aldeias Ribeirinhas (60), Aldeias Remotas (44), Aldeias Autênticas (79) e Aldeias em Áreas Protegidas (63).

As aldeias do país estão ainda enquadradas em sete regiões: Açores, Madeira, Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve. Das sete regiões, o centro é a que tem mais aldeias a concurso: 159 vão ser votadas por um painel de especialistas constituído por sete elementos de cada região e de que fazem parte historiadores, especialistas em conservação da natureza, jornalistas e especialistas em turismo. Segue-se o Norte, com 79 aldeias em votação e o Alentejo, com 37.

As sete aldeias vencedoras são apuradas pelo maior número de votos, uma por categoria, com a particularidade de não poderem ser eleitas mais do que três aldeias por região.

O painel convidado pela organização vai escolher, através de voto secreto, as sete melhores aldeias em cada uma das sete categorias. Após esta primeira fase, o processo vai passar por uma empresa internacional de auditores (a PwC), que vai ajudar a organização na procura de uma lista “com qualidade, diversidade e representatividade de todas as regiões”.

Depois, os resultados serão validados por um Conselho Científico. Este conselho, de que também fazem parte o Ministério da Agricultura e o Turismo de Portugal, tem dois objectivos: defender os aspectos qualitativos do concurso e desempatar, caso seja chamado a isso.

A votação começa esta semana e acaba no último dia de Março, mas só a 7 de Abril é que são divulgadas as 49 aldeias semi-finalistas. As 7 aldeias vencedoras são escolhidas com o voto do público, a partir de Julho, através de chamada telefónica. A Declaração Oficial das “7 Maravilhas de Portugal” – Aldeias tem lugar a 3 de Setembro. 

Qualquer entidade pública, privada ou indivíduo podia, até 14 de Março, inscrever as aldeias no site oficial do concurso.

A primeira eleição das 7 Maravilhas de Portugal foi há 10 anos. A última eleição ocorreu em 2012 com a escolha a recair nas melhores praias do país. O Alentejo foi a única região com duas presenças.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar