Lisboetas correm por um hospital pediátrico

Provas junto ao Tejo servem como oportunidade para os lisboetas mostrarem a sua indignação contra a extinção do Hospital Pediátrico Dona Estefânia anunciada há onze anos e a vontade da construção de um novo hospital para as crianças

Foto
Todos os fundos angariados na corrida revertem para a Liga dos Amigos do Hospital de Dona Estefânia Nuno Ferreira Santos

A correr ou a caminhar, no próximo dia 7 de maio, Dia da Mãe, a partir das 9h30, os lisboetas são convidados a juntarem-se no Passeio Marítimo de Alcântara-Belém para relembrar que as crianças desta cidade não prescindem do seu hospital. “Pretendemos reforçar o alerta para o erro de extinguir o único Hospital Pediátrico de Lisboa e do sul do país, defendendo a criação de uma nova instituição de saúde onde as crianças possam ser tratadas como tal”, refere o pediatra Mário Coelho, em representação da Plataforma Cívica em Defesa de um Novo Hospital Pediátrico em Lisboa.

Há oito anos que a luta por um hospital pediátrico continua sem progressos. Segundo Mário Coelho, não é viável misturarem-se crianças e adultos no mesmo hospital e o desejo é a criação de um novo ediífico com ligação ao lado dos adultos, mas independente dele, no novo hospital de Lisboa, o Hospital Oriental, visto que o "ambiente pediátrico" é fundamental. O pediatra acrescenta que "Lisboa pode vir a ser a primeira capital sem nenhum hospital dedicado só às crianças, o que é uma vergonha". 

Os interessados em participar podem escolher entre correr 10 km (só para maiores de 18) ou caminhar quatro (para todas as idades). O trajecto está preparado para pessoas em cadeira de rodas nesta sexta edição da Corrida Dona Estefânia. “Desde 2012, este evento junta anualmente mais de 2500 pessoas, na sua maioria famílias. O sucesso alcançado tem sido a resposta ao sentimento comum da necessidade de manter um Hospital Pediátrico autónomo em Lisboa e da sua importância para acorrer às especificidades das crianças gravemente doentes e das suas famílias”, comenta Ana Rita Mendes, pela Liga dos Amigos do Hospital de Dona Estefânia, citada em comunicado.

A pensar nos mais novos, estarão a decorrer, durante a corrida, ateliers de pintura artística e animação com mascotes gigantes. O “Hospital da Bonecada” estará aberto para as crianças levarem os seus “filhos” para serem tratados por estudantes da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova.

A sexta corrida/caminhada Dona Estefânia no Dia da Mãe é promovida pela Plataforma Cívica em Defesa de um Novo Hospital Pediátrico em Lisboa, em parceria com a Liga dos Amigos do Hospital de Dona Estefânia. As inscrições podem ser feitas, entre outras formas, através do e-mail liga.hde1@gmail.com.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar