Lisboa: separador central no Parque das Nações será arborizado

População opunha-se à mudança para a calçada portuguesa.

Foto
mno miguel nogueira

O separador central do troço sul da Avenida D. João II, no Parque das Nações, vai voltar a ser arborizado e a ter rega, cumprindo-se assim uma decisão da Câmara de Lisboa..

"Existe, de facto, uma decisão. Foi feita uma delegação de competências na Junta para agilizar este trabalho, o que vai ser feito", disse o presidente da junta, José Moreno, acrescentando que os trabalhos vão "iniciar-se nas próximas semanas".

Aquele separador central esteve envolto em polémica em Julho, quando a Junta decidiu acabar com as árvores e arbustos que o ornamentavam e substituí-los por calçada portuguesa e os moradores, em protesto, fizeram um cordão humano no local.

Na altura, o presidente da Junta disse à Lusa que não se conseguiam manter aqueles espaços verdes porque os atravessamentos ilegais "por cima dos arbustos" os danificavam e as "sombras enormes criadas pelas árvores também não permitiam que [os arbustos] se desenvolvessem".

José Moreno admitiu, na ocasião, que "gostava de ter mais verdes" na avenida "e não calcetá-la", mas considerou que "não vale a pena insistir" nos arbustos.

Contudo, na informação escrita que prestou na reunião da Junta de Freguesia de 23 de Novembro, e a que a Lusa teve acesso, o autarca indica que "por decisão do vereador Manuel Salgado foi definido que o separador central da Avenida D. João II deverá ser plantado e refeito o sistema de rega".

Afirmando que esta é a "solução menos má" para o local, José Moreno explicou hoje à Lusa que a colocação da calçada era "uma das propostas estudada" pela Junta de Freguesia, mas que também "levantava problemas a médio prazo", porque "seria levantada pelas raízes das árvores".

O presidente reafirmou que os "atravessamentos indiscriminados" dificultam a manutenção dos arbustos naquele troço e defendeu que terá de se "encontrar uma solução para que resistam à passagem das pessoas ou elementos dissuasores à passagem das pessoas".

Sugerir correcção
Comentar