Lançado concurso para reconverter antigo matadouro do Porto

O concurso visa transformar aquele edifício "num equipamento âncora na reabilitação da zona oriental da cidade, baseado nos eixos da coesão social, economia e cultura".

Foto
Martin Henrik

O concurso público internacional para a reconversão e exploração do Antigo Matadouro Industrial do Porto foi lançado nesta quarta-feira, com a publicação do anúncio no Diário da República (DR), anunciou a Câmara do Porto.

A fase de projecto terá uma duração de sete meses, seguindo-se a fase de obra que se prolongará por dois anos e uma estimativa preliminar de custos de 15 milhões de euros, enquanto a de exploração terá uma extensão de trinta anos, informou ainda em comunicado a autarquia.

Segundo a câmara, o concurso visa transformar aquele edifício, desactivado há cerca de 20 anos e cuja construção se iniciou em 1910, "num equipamento âncora na reabilitação da zona oriental da cidade, baseado nos eixos da coesão social, economia e cultura".

No comunicado, descreve-se que a intervenção prevê a reconversão integral do complexo, mantendo a sua memória histórica e natureza arquitectónica, em espaços empresariais diversificados e polivalentes, espaços comerciais e de lazer de apoio local, espaços destinados à acção social e à ligação com a comunidade local e espaços de cariz cultural e artístico, destinados à exposição, à produção e ao depósito.

Está prevista a existência de um percurso interno público de circulação para peões e bicicletas "entre o acesso existente na Rua de São Roque da Lameira e a estação de Metro do Dragão e respectivo parque de estacionamento, atravessando o interior do edifício principal, subindo por um edifício novo a construir em altura no topo norte do complexo, e atravessando a VCI por intermédio de uma nova passagem superior".

O projeto prevê ainda que "dos mais de 20 mil metros quadrados disponíveis para construção, 7.885 metros quadrados ficarão sob gestão municipal, sendo o restante explorado pela entidade vencedora do concurso".

Na avaliação das propostas, "o factor preço apenas contará 25%, sendo que os restantes 75% incidem sobre a qualidade técnica da proposta", revela a câmara, devendo as candidaturas ser entregues até 01 de Outubro.

O projecto preliminar para a reabilitação do antigo matadouro foi apresentado na 21.ª Trienal de Artes, Design e Arquitectura de Milão, em Abril de 2016 tendo sido anunciados em 27 de Junho, em reunião pública do executivo, os termos do concurso público que hoje foi lançado.

Sugerir correcção
Comentar