Os oito projectos que vão puxar pelo empreendedorismo no Porto

Júri nomeado pelo município já escolheu projectos que podem receber até 10 mil euros e vão decorrer até ao final do ano.

Foto
A Veniam é uma das start up's do Porto que ganhou escala e se tornou num negócio global fvl Fernando Veludo/NFACTOS

Um conjunto de vídeos com fundadores de ScaleUps -  empresas novas que procuram formas de fazer crescer o seu negócio -, um evento que dá voz às mulheres na tecnologia e um projecto que envolve o negócio local foram algumas das ideias escolhidas para dar vida à comunidade e à cidade do Porto, no âmbito do ScaleUp Porto, uma iniciativa que pretende criar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos negócios recém-criados.

Em Março, a Câmara Municipal do Porto desafiou a comunidade a propor ideias que tornassem “o ecossistema empreendedor” da cidade mais activo e dinâmico. Ao todo foram escolhidos oito eventos, que se vão realizar até ao final do ano. Cada projecto pode receber até 10 mil euros.

A lista inicia-se com o “Founders Founders – Founders Meets Founders”, uma temporada com seis vídeos, em que cada episódio conta com o criador de uma Scaleup do Porto que entrevista outro fundador, para partilhar conhecimentos e promover projectos. Segue-se o "OPO’lab", uma série de dias abertos no FAB Lab do Porto que dá a conhecer à comunidade a utilização dos FabLabs – laboratórios de fabricaçãoi digital - e o seu impacto na sociedade, e o “AlumniEI FEUP – Make or Break by Porto Summer Of Code” que começou por ser uma competição de programação entre estudantes e agora junta os amantes de todo o tipo de tecnologias.

O comércio local também tem lugar no empreendedorismo, com o “Made in Baixa”, onde negócios locais, escolas, universidades e novas empresas vão experimentar outras formas de produção, como a reutilização de velhos materiais para produzir novos produtos.

Na área da inovação no sector biomédico, organiza-se o “WARP – Worldwide Accelerator Rally at Porto", que junta oradores nacionais e internacionais e conta com uma exposição Internacional de Tecnologia Biomédica.Para as novas ideias de negócio dirigidas ao mercado digital da saúde há um programa de pré-aceleração que apoia o seu desenvolvimento, o "Startup Pirates".

Nos projectos escolhidos está também o “Portuguese Women in Tech”, que pretende debater o papel das mulheres portuguesas no ambiente tecnológico e serve como aquecimento para a WebSummit. Foi também escolhida a “xFuture Conference”, uma conferência que aborda o impacto que a tecnologia poderá ter no futuro.

No total foram recebidas cerca de 50 candidaturas, que foram avaliadas por um júri composto por Miguel Barbosa (administrador da Agência Nacional de Inovação), Clara Gonçalves (directora executiva do UPTec, Parque de Ciência e Tecnologia da UNiversidade do Porto), Rui Coutinho (director do Porto Design Factory), Patrícia Teixeira Lopes (vice-presidente da Porto Business School) e Paulo Calçada (administrador executivo da Associação Porto Digital).

Texto editado por Abel Coentrão

Sugerir correcção
Comentar