Já há no Porto uma Casa (para) Acreditar

A Acreditar inaugurou a nova Casa do Porto que vai dar apoio às famílias de crianças e jovens com cancro.

Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda

“Uma casa longe de casa”, é assim que o presidente da Acreditar descreve a nova Casa do Porto que vai acolher, gratuitamente, famílias que precisam de se deslocar com os filhos para tratamentos oncológicos no IPO Porto e no Hospital de São João, inaugurada nesta quarta-feira.

Abrem-se as portas a 16 famílias para encontrarem “paz e conforto num caminho cheio de dificuldades”, diz o representante da associação que vai tentar, assim, torná-lo menos sinuoso. Mas as instalações são tudo menos tristes.

Quem o diz é Joana, a menina que faz hoje 9 anos e que cortou a fita na inauguração da “casa gira”. “Senti-me como o Presidente da Republica”, confidenciou, a rir-se. Joana, de madeixas vermelhas, é tudo menos tímida. Andava pela casa como se fosse a dela, pelo meio dos 16 quartos, cozinha comunitária completamente equipada com bancas, fogões e frigoríficos para todas as famílias, sala dos pais, pátio e jardim. A parte favorita é a sala dos brinquedos, desenhada para as crianças com menos de 12 anos. A que menos gosta é a sala de refúgio, um espaço pequeno, só com duas poltronas amarelas. É a única parte da casa propícia ao isolamento. Tudo o resto foi arquitectado para promover o convívio e o diálogo em salas comuns. Aqui, acredita-se na abertura e na segurança.

A prioridade é a estabilidade e qualidade de vida das famílias, que “chegam e ficam o tempo que precisarem de ficar”, diz José Carvalhinho, da direcção da Acreditar. O encaminhamento das famílias é feito pelos Serviços Sociais dos hospitais e embora a estadia seja gratuita, os pais têm de comprar as mercearias, lavar a roupa e cozinhar, rotinas que as famílias tinham antes e que é importante manterem.

Está é a primeira casa da associação na região Norte e tem morada na Rua Académico Futebol Clube, bem perto dos centros de tratamento. A casa, construída em dez meses, contou com mais de um milhão de euros em donativos de vários mecenas nacionais. A partir desta quarta-feira, o Porto junta-se aos outros três centros urbanos onde existem este tipo de apoio para quem frequenta os hospitais de oncologia pediátrica - Coimbra, Lisboa e Funchal.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar