Já é possível pedir online factura com NIF do passe do metro do Porto

Clientes que carregam assinaturas nas máquinas das estações podem pedir factura no site do Andante em vez de se deslocarem a uma loja.

Foto
As máquinas de venda automática não emitem factura com NIF do cliente ANDRE AMARAL / PUBLICO

A Metro do Porto anunciou que a partir desta segunda, 30 de Janeiro, o site do Andante passou a emitir faturas dos títulos de assinatura mensal que os clientes carregam nas máquinas de venda automática das estações. Os clientes sem acesso à internet podem continuar a solicitá-las nas Lojas Andante.

A nova funcionalidade Andante, já disponível em www.linhandante.com, torna possível a realização do pedido de factura com número de contribuinte (NIF) para efeitos de dedução no IRS. Segundo a empresa, todos os clientes que possuam uma assinatura mensal poderão, nos cinco dias úteis após o carregamento da mensalidade, efectuar o pedido da factura directamente no site, através da inserção dos dados da compra. A emissão da factura é imediata, podendo esta ser consultada no portal e-factura ou impressa em suporte de papel.

A Metro do Porto adianta que a medida vem colmatar a impossibilidade de emissão de factura nas máquinas de venda automática existentes nas estações do Metro do Porto e da CP e disponibilizar mais um meio para obtenção de factura do carregamento da assinatura mensal e possibilitando a contabilização do valor no IRS dos clientes.

No entanto, a funcionalidade restringe-se às assinaturas mensais, não sendo aplicável no caso de aquisição de títulos Andante ocasionais. Para esses, como para qualquer outro tipo de título Andante,  é possível pedir a emissão de facturas com NIF na rede de Lojas Andante e nos agentes Pagaqui. 

Recorde-se que este ano de 2017 o Orçamento de Estado prevê a possibilidade de integrar as despesas de transporte público nas facturas a que pode ser deduzido o IVA para efeitos de reembolso no IRS. E, ao contrário dos outros tipos de despesa, em que só 15% do IVA pode ser descontado, nos transportes o Iva pode ser deduzido a 100%. O limite de dedução máxima continua nos 250 euros.

A compra e a revalidação dos títulos de transporte com o sistema Andante pode ser efectuada em muitos pontos de venda, nomeadamente nas máquinas que existem junto a cada ma das estações de Metro e das estações da CP. O facto de elas não terem contemplada a opção de inserção do Número de Identificação Fiscal no pedido de emissão de facturas impossibilitava que os clientes pudessem apresentar esse comprovativo para efeitos de dedução em sede de IRS.

Sugerir correcção
Comentar