Incêndio no Gerês dominado, chamas não atingiram áreas sensíveis

Protecção Civil accionou alerta amarelo face às previsões de temperaturas altas e vento moderado a forte.

Foto
Mais de 300 bombeiros combatem incêndio em Pampilhosa da Serra Nelson Garrido

O incêndio que deflagrou nesta terça-feira pelas 19h35 na localidade de Britelo, concelho de Ponte da Barca, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), mobilizou nesta quarta-feira quase uma centena de bombeiros. As chamas foram dominadas às 10h50 e não atingiram áreas sensíveis.

Segundo a informação disponível na página de Internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), estavam activas esta manhã duas frentes neste fogo no distrito de Viana do Castelo. No terreno, estiveram 92 operacionais, apoiados por 27 veículos. Dois aviões bombardeiros anfíbios foram accionados perto das 8h.

Fonte da direcção do Parque Nacional disse à Lusa que o incêndio desenvolveu-se sempre em "ambiente rural", não tendo atingido qualquer zona considerada importante para a conservação da natureza. "O fogo desenvolve-se no perímetro da área do parque e tem vindo a afectar sobretudo giestal, mato e, em terrenos privados, eucaliptos. Do ponto de vista da conservação, não são áreas muito importantes", explicou a mesma fonte.

Na última semana, e na sequência de um incêndio que deflagrou em área de reserva intgral do PNPG, os Bombeiros Voluntários de Terras do Bouro vieram exigir a abertura de caminhos no parque, lembrando que por vezes têm de caminhar horas pela mata com o material às costas para chegar ao fogo ou de depender do transporte por helicóptero, que só pode actuar durante o dia. Durante, como sucedeu então, são obrigados a deixar arder.

As reivindicações dos bombeiros contam, contudo, com a oposição do PNPG, que considera que a abertura de caminhos em área de reserva integral não é ambientalmente aconselhável nem resolve o problema das dificuldades de acesso no terreno. E, tal como a Quercus já defendera, o director do PNPG reiterou que os fogos nestas áreas requerem a intervenção especializada de bombeiros profissionais - tese que levou os Voluntários de Terras do Bouro a emitirem um comunicado de protesto.

Às 5h08 desta quarta-feira começou outro incêndio em Vilela de Cima/Prado, na localidade de Vila Verde (Braga). Às 8h20, este incêndio em mato tinha uma frente activa, combatida por 47 bombeiros, dez veículos e um helicóptero.

Para esta quarta e quinta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê temperaturas máximas entre os 30 e os 35 graus, com as mínimas a rondar os 18 a 20 graus. Deverão registar-se valores baixos de humidade, na ordem dos 30% e o vento será moderado a forte, sobretudo durante esta tarde. Segundo o IPMA, 25 concelhos apresentam risco máximo de incêndio.

Perante estas previsões, favoráveis à ocorrência de incêndios florestais, a ANPC resolveu accionar o alerta amarelo do Sistema Integrado de Operações de Socorro para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais, para todos os distritos, no período das 8h desta quarta-feira até às 20h de quinta-feira.

A ANPC alerta também para os possíveis impactos desta situação meteorológica nos grupos populacionais mais vulneráveis, como idosos e crianças, sem-abrigo e doentes do foro cardiorrespiratório, devido ao calor.

Acompanhe o trabalho especial do PÚBLICO sobre incêndios e florestas e consulte as previsões do site de meteorologia do PÚBLICO.


 

 

 
 

Sugerir correcção
Comentar