Filmes do Festival de Avanca vão ser projectados nas casas da população

No ano em que comemora a 20ª edição do evento, organização decidiu desafiar os estarrejenses a receberem, nas suas casas, uma sessão de cinema

Foto
Maria da Luz Nolasco considera a actual direcção do cineclube responsável pelo abandono de sócios Carla Carvalho Tomás

Imagine que o desafiavam a abrir as portas da sua casa a estranhos para acolher, na sala ou no pátio, uma sessão de cinema especial e intimista. O desafio pode parecer ousado mas, em Estarreja, mais concretamente em Avanca, já está a receber respostas positivas por parte da população e será concretizado nos dias 14, 20 e 21 de Maio e 3 e 17 de Junho. A iniciativa acontece no âmbito do Festival Internacional de Cinema de Avanca – agendado para Julho - e pretende assinalar o facto de o encontro cinematográfico conhecer este ano já a sua 20ª edição.

António Costa Valente, presidente do Cine-Clube de Avanca, entidade responsável pela organização do Festival Internacional de Cinema de Avanca, reconhece que o desafio é ousado, mas não tem dúvidas de que a população irá dizer “sim”. “Este é um festival que manteve sempre uma ligação muito grande com a comunidade local”, sublinha, ao mesmo tempo que garantia que, com esta nova aposta, “essa ligação ficará ainda mais fortalecida”.

Os interessados em receber as sessões de cinema em suas casas poderão inscrever-se até ao próximo dia 7. Com uma garantia: “a equipa do festival assumirá a programação dos filmes e todas as condições técnicas para a realização da sessão”, refere António Costa Valente. Numa segunda fase (até dia 15), as inscrições estarão abertas para todos os que queiram assistir a essas sessões especiais - a lotação estará limitada ao espaço disponível. As inscrições podem ser feitas através do telefone 234880658 ou pelo e-mail avancafilmfestival@gmail.com.   

Os filmes a serem exibidos nas casas dos cidadãos ainda não foram seleccionados, mas, segundo refere o presidente do Cine-Clube de Avanca, “a escolha recairá sobre alguns dos melhores filmes que já passaram pelo festival, ao longo destes 19 anos”. Segundo faz ainda saber a organização, as sessões cinematográficas nas habitações da população serem registadas fotograficamente - pelo arquitecto e fotógrafo Luís Oliveira Santos -, com vista a ser realizada uma exposição aquando do festival propriamente dito. “Desta forma, ao apresentarmos a exposição durante o festival, criamos mais um ponto de encontro com a população local”, destaca António Costa Valente.

O Festival Internacional de Cinema de Avanca decorre desde 1997 e, ano após ano, que motiva a chegada de profissionais e amantes do cinema dos cinco continentes a este ponto do município de Estarreja. A edição deste ano vai ter as suas sessões competitivas entre os dias 27 e 31 de Julho. Organizado pelo Cine-Clube de Avanca, em parceria com a câmara municipal de Estarreja, o festival tem o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português do Desporto e da Juventude, Turismo do Centro, FCT, Junta de Freguesia, Paróquia e Escola Egas Moniz de Avanca, para além de várias organizações internacionais e entidades locais.

Sugerir correcção
Comentar