Festival literário em Viseu é dedicado ao Amor de Perdição

O amor trágico de Simão e Teresa junta-se à paixão pelo vinho e às noites frias do Inverno à volta da lareira. O festival literário de Viseu, de 2 a 4 de Dezembro, vai para a segunda edição e tem como mote a obra de Camilo Castelo Branco.

Foto
Primeira edição de Camilo Castelo Branco Adelaide Carneiro

O Solar do Dão, em Viseu, volta a receber o festival literário “Tinto no Branco” onde a literatura convive com o vinho. A edição deste ano, a segunda, é dedicada à obra Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco. O festival integra o salão “Vinhos de Inverno”, uma organização da Câmara Municipal de Viseu e Viseu Marca, em parceria com Comissão Vitivinícola Regional do Dão. Realiza-se entre 2 e 4 de Dezembro.

É o amor trágico de Simão e Teresa (as personagens deste romance) e as afinidades entre o “amor e o vinho” que vão ser explorados na programação dos três dias do festival que conta, entre outros, com nomes como Francisco José Viegas, Mário Cláudio, Luís Filipe Borges, Leonor Pinhão e Sónia Balacó. Destaque para os encontros e conversas com escritores, espetáculos de poesia, momentos de comédia com literatura e lançamentos de obras. Participam 30 escritores, entre romancistas, poetas, historiadores, ensaístas e cronistas.

Do programa faz parte o lançamento da edição comemorativa em DVD dos dois primeiros filmes sobre Viseu, da autoria de Almeida Moreira e de Amélia Borges Rodrigues, datados dos anos 30 do século XX, assim como a apresentação de uma obra sobre a criação fotográfica de Domingos Alvão sobre três regiões vinhateiras, entre as quais a do Dão.

A primeira iniciativa do festival literário acontece a 2 de dezembro e resultará de conversa sobre “os amores às cidades, às suas histórias e ao seu futuro” entre Almeida Henriques, presidente da Câmara de Viseu, e o seu congénere do Porto, Rui Moreira, na companhia de Francisco José Viegas.

"Vinhos e livros são uma extraordinária e convidativa combinação. Se juntarmos o amor temos uma harmonização perfeita", realçou na apresentação da programação Almeida Henriques.

O autarca lembrou que o Amor de Perdição é "a obra maior do romantismo português e faz parte do património literário de Viseu, que foi também cidade de abrigo do autor".

Nos três dias, o salão Vinhos de Inverno e o festival literário apresentam 40 momentos de programação, entre conversas e espectáculos literários, provas de vinhos e sabores do Dão, ateliers artísticos, apresentação de livros, workshops vínicos, Dão parties, concertos e muita animação musical.

“Viseu será nestes dias a cidade vinhateira mais apaixonante do país. Este que é o evento de charme da cidade, voltará a reanimar o solar quinhentista do Vinho do Dão, a reacender as suas lareiras e a desafiar a população e visitantes a apaixonarem-se pela nossa cultura, pelas estórias e os sabores de Viseu no Inverno”, promete o autarca viseense.

Sugerir correcção
Comentar