Festa ibérica da cerveja artesanal vai acontecer em Aveiro

A partir de quinta-feira e até domingo, há dezenas de cervejas artesanais para provar no Mercado Manuel Firmino, no âmbito de um evento que irá, também, contemplar um concurso internacional.

Foto
Cerca de 65% dasvendas de cerveja são feitas na restauração Enric Vives Rubio

Chama-se “Ibeeria Fest Aveiro” e promete levar ao Mercado Manuel Firmino, em Aveiro, entre 10.000 a 15.000 amantes de cerveja artesanal. Trata-se da primeira edição de um festival que pretende assumir-se como um grande evento luso-ibérico e que surge associado ao “Ibeerian Awards”, um concurso que irá distinguir as melhores cervejas artesanais entre um total de duas centenas já inscritas – de produtores portugueses, espanhóis, alemães, polacos e checos. O evento arranca esta quinta-feira, dia de feriado municipal em Aveiro, e estende-se até ao próximo domingo, com um programa de animação paralelo.

“Já existem vários festivais de cerveja artesanal em Portugal, mas este irá distinguir-se dos demais”, promete João Sousa, director de marketing da Maldita, marca de cerveja artesanal sediada em Aveiro, e membro da organização do festival e concurso. Qual o elemento diferenciador? “O Ibeerian Awards que, ao contrário do que acontece noutros eventos nacionais, irá reunir um painel de juízes internacionais e irá premiar as melhores cervejas”, especifica João Sousa. “Serão feitas provas cegas, obedecendo às regras europeias”, referiu ainda o elemento da organização, a propósito do “Ibeerian Awards” – que, à excepção da cerimónia de entrega de prémios (agendada para domingo), não é aberto ao público em geral.  

Já o festival vai contar com a presença de 15 cervejeiras portuguesas e espanholas – cada uma delas a apresentar entre quatro a cinco estilos de cerveja diferentes -, que terão os seus produtos “disponíveis para prova e venda ao público em geral”, assegura João Sousa. “Também teremos uma componente de street-food e animação musical garantida”, acrescenta. A entrada no festival, que funcionará entre as 10 e as 24 horas, custa 4 euros – com direito a um copo. A organização tem também previstas várias tertúlias cervejeiras, protagonizadas por vários juízes do concurso.

Um mini-Oktoberfest
Para a câmara municipal de Aveiro, entidade parceira da organização dos “Ibeerian Awards” e “Ibeeria Fest Aveiro”, este evento assume especial relevância a nível “turístico e cultural”, destaca o vereador Miguel Capão Filipe. “Tendo o município e a região um posicionamento considerável ao nível da produção de cerveja artesanal e sendo sede da cervejeira que já conquistou vários títulos europeus, faz todo o sentido termos aqui um evento à semelhança do que acontece em Munique [Oktoberfest]”, reforça o autarca.

Para já, a dimensão do festival aveirense ainda fica muito aquém da festa realizada, anualmente, na cidade alemã, mas o objectivo passa por ver o “Ibeeria Fest” crescer, já nos próximos anos. “A ideia é que não seja apenas mais uma mostra de cerveja artesanal, mas sim um evento com um posicionamento turístico e cultural relevante”, assevera Miguel Capão Filipe.

Importa destacar que, a esta altura, só na região de Aveiro, já existem sete marcas de cerveja artesanal. Um “prevalência grande” face a outras regiões do país, reconhece João Sousa, sem deixar de destacar também a dinâmica que advém das regiões do Porto e Braga. 

Sugerir correcção
Comentar