Estátua de D. José vai ser iluminada a verde para celebrar São Patrício

A festa irlandesa, que acontece um pouco por todo o mundo, decorre novamente em Lisboa a partir desta terça-feira.

Foto
Estátua do Duque da Terceira, no Cais do Sodré foi um dos monumentos iluminados em anos anteriores Câmara Municipal de Lisboa

O município de Lisboa vai comemorar, a partir desta terça-feira e até 19 de Março, o Dia de São Patrício, uma festividade tradicional da Irlanda, com uma mostra de actividades tradicionais e um monumento iluminado de verde.

“O Saint Patrick’s Day [Dia de São Patrício, padroeiro do país] é muito mais do que uma festa irlandesa, é uma festa do mundo com marca irlandesa”, afirmou o vereador das Relações Internacionais da Câmara de Lisboa, Carlos Castro, durante a apresentação do St. Patrick’s Festival Lisboa, que decorreu nesta segunda-feira nos Paços do Concelho.

À semelhança do que acontece com monumentos de outras cidades a nível mundial, será iluminada de verde a estátua equestre de D. José I, no Terreiro do Paço, entre os dias 14 e 21 de Março.

Já no passado foram iluminados a verde o Palácio Museu Condes de Castro de Guimarães, em Cascais, o Santuário do Cristo Rei, em Almada, e a Estátua do Duque da Terceira, no Cais do Sodré (Lisboa).

É creditada a São Patrício a introdução do Cristianismo na Irlanda e o dia do santo é o dia nacional dos irlandeses, que se comemora a 17 de Março.

Neste dia, cerca de 700 crianças de um colégio fundado por freiras irlandesas protagonizarão um desfile junto ao Mosteiro dos Jerónimos, em Belém.

“Este desfile pretende ser uma recriação da ‘parade’ [parada] realizada na Irlanda”, apontou o vereador, acrescentando que o festival “contribui para a valorização do projecto europeu […] que atravessa adversidades”.

No sábado seguinte, dia 19 de Março, o jardim da Torre de Belém recebe uma mostra de tradições irlandesas que contemplará música, desporto, dança e alimentação.

Também presente na apresentação, a embaixadora da Irlanda em Portugal, Orla Tunney, destacou que estas “comemorações são muito importantes para as comunidades irlandesas pelo mundo”.

Para a diplomata, o festival vai permitir que “os portugueses se sintam um pouco irlandeses”.

“Portugal e Irlanda são parentes muito próximos nesta sociedade das nações”, acrescentou.

Já o presidente da Junta de Freguesia de Belém, Fernando Rosa, salientou que “esta é a primeira vez, em todo o país, que se comemora o Saint Patrick’s Day” e que o festival vai “contribuir para melhorar ainda mais as relações entre a República da Irlanda e Portugal, que são já muito antigas”.

As comemorações contemplam também uma palestra sobre a literatura irlandesa, uma tertúlia sobre história e uma peça de teatro protagonizada pelo grupo “Lisbon Players”.

O dia nacional dos irlandeses vem há muito colorindo de verde vários locais, incluindo as cataratas de Niagara (do lado norte-americano e do lado canadiano), a Fonte de Cibeles, em Madrid, a Alliank Arena, em Munique, a Sky Tower, em Auckland, e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Este ano a iluminação verde estende-se também às Pirâmides do Egipto, à Ópera de Sidney ou à Grande Muralha da China, adiantou a organização.

Sugerir correcção
Comentar