Esta sexta-feira há baile renascentista no Palácio de Sintra

O espectáculo marca a abertura de um ciclo musical no monumento, será gratuito e a audiência é convidada a participar das diversas danças renascentistas e medievais que serão apresentadas.

Foto
Companhia tem programadas várias actuações durante o ciclo musical DR

É com notas renascentistas que o Palácio Nacional de Sintra convida a visita ao ciclo musical medieval e renascentista. O primeiro concerto de "Memórias musicais de um Palácio” é gratuito e acontece já esta sexta-feira. Às 21h30, o Terreiro do Palácio é tomado pela companhia francesa Outre Mesure. Haverá ballet, pavana, uma dança espanhola de movimentos pausados, danças italianas, e basse dances que trazem a corte medieaval de Borgonha a Sintra. 

Mas nesta corte, todos podem entrar. A companhia quer pôr a audiência a dançar ao embalo do século XIV ao XVII e convida a uma viagem à era renascentista, estendendo ainda o convite à participação no baile. A reprodução das eras medievais e renascentistas não é por acaso e coincidem com às épocas áureas do Palácio Nacional de Sintra. 

Sábado é dia de concerto comentado na Capela Palatina do Palácio, às 15 horas. No entanto, neste espectáculo, o acesso dependerá da compra de bilhete para o Palácio. Já pelas 20 horas, a sala Manuelina recebe uma conferência sobre a corte de Borgonha, orientada pelo musicólogo Manuel Pedro Ferreira. A noite encerra com um novo concerto da Compagnie Outre Mesure, na Sala dos Cisnes, desta feita com um custo de 10 euros.

Para além dos concertos e conferências, as salas do Palácio recebem teatro, simpósios e colóquios. De acordo com uma nota divulgada pela organização do evento, a iniciativa propõe-se a “estudar e recuperar o tempo e a tradição de grandes acontecimentos musicais da época da permanência da Família Real no Palácio de Queluz”. Ao mesmo tempo, o ciclo musical pretende oferecer uma programação musical de qualidade “para a afirmação do Palácio como referência incontornável da nossa herança cultural”, realça a Parques de Sintra – empresa responsável pela gestão dos palácios e monumentos de Sintra e co-organizadora do evento, em parceira com o Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal.

O ciclo de concertos e conferências que por estes dias animarão Sintra prolongam-se até 25 de Junho e acontecem às sextas-feiras e sábados.

Sugerir correcção
Comentar