Esposende leva wi-fi à marginal e aos centros de todas as freguesias

Este é um dos aspectos do programa “Esposende em Rede”, que significará um investimento de 258 mil euros.

Foto
patricia martins

A marginal de Esposende vai ficar “completamente coberta” por rede wi-fi, que também será instalada nos centros cívicos de todas as freguesias do concelho, informou hoje o presidente da câmara.

Segundo Benjamim Pereira, para o efeito serão instalados 33 pontos de acesso (hotspots), 12 dos quais na marginal da cidade, que assim ficará “completamente coberta” com internet sem fios gratuita.

Os restantes serão distribuídos por outras zonas da cidade e por cada uma das freguesias do concelho.

Este é apenas um dos aspectos do programa “Esposende em Rede”, que significará um investimento de 258 mil euros e que visa “escancarar” o concelho a munícipes e visitantes. O objectivo, sublinhou Benjamim Pereira, na apresentação do programa, é disponibilizar toda a informação sobre a actividade do município e sobre os eventos que decorrem no concelho. “No fundo, o que se pretende é aproximar o município dos cidadãos”, referiu.

O site do município foi reformulado, estando desde esta quarta-feira disponível com mais informação útil e, até ao final desta semana, estará também ao dispor uma aplicação informática para smartphone.

Paralelamente, todas as freguesias do concelho disporão de, pelo menos, um múpi [mobiliário urbano para informação], ao mesmo tempo que será melhorada a rede de ‘outdoors’, nomeadamente ao longo da A28.

O concelho será ainda dotado de 21 ecrãs com informações de interesse para munícipes e visitantes, sendo ainda de destacar a aposta nas redes sociais.

Com este programa, o município espera também subir mais uns degraus no ranking da transparência municipal.

A câmara apresentou uma candidatura aos fundos comunitários, que conta possa cobrir o total do investimento.

“Mas mesmo que a candidatura não fosse aprovada, este era sempre um investimento que valeria a pena”, referiu Benjamim Pereira.

Segundo o autarca, todas as medidas previstas no “Esposende em Rede” deverão estar implementadas antes do Verão.

Sugerir correcção
Comentar