Ericeira com 1,3 milhões de euros para estabilizar arribas

Município lançou concurso esta sexta-feira, depois da proposta de estabilização de arribas na Praia do Sul ter sido aprovada na reunião pública do executivo municipal.

Foto
A Praia do Sul, na Ericeira, com o o hotel Vila Galé ao fundo Nuno Ferreira Santos

A Câmara de Mafra decidiu nesta sexta-feira lançar o concurso de 1,3 milhões de euros para obras de estabilização de arribas na Praia do Sul, na Ericeira, onde há duas semanas houve uma derrocada que não causou vítimas. A proposta foi aprovada na reunião pública do executivo municipal.

"Era uma obra pedida há mais de cinco anos face ao risco [de derrocada] que existe, apesar de a arriba ser monitorizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA)", disse à agência Lusa o presidente da Câmara, Hélder Sousa Silva (PSD). As obras em causa, que serão lançadas pela autarquia, resultam de um protocolo estabelecido com a Agência Portuguesa do Ambiente.

A intervenção é financiada a 85% por verbas do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e em 15% pelo Município de Mafra, que substituiu a APA ao assegurar o financiamento nacional, cerca de 200 mil euros.

O prazo de execução é de quatro meses, estando o arranque da obra marcado para Janeiro de 2018.

"Queremos estabilizar o risco de derrocada para avançarmos com a requalificação da praia, para a qual já temos projecto", adiantou o autarca.

Há duas semanas, durante a noite, caiu um bloco rochoso. A derrocada obrigou a Polícia Marítima a sinalizar e a isolar a área, para segurança das pessoas. A Câmara Municipal de Mafra, por seu lado, procedeu à limpeza da via e à colocação de grades no local, promovendo a queda propositada de outros blocos instáveis para evitar nova derrocada não controlada.

Sugerir correcção
Comentar