“É o final do ciclo” da água em Portugal, diz Governo

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, deu por concluída a reorganização do sector do saneamento.

Foto
enric vives-rubio

Ficou concluído esta sexta-feira o processo de reorganização do sistema de saneamento português.  A nova empresa Águas do Tejo Atlântico recebeu a concessão para a exploração e gestão do Sistema Multimunicipal de Saneamento de Águas Residuais da Grande Lisboa e Oeste. “É o final do ciclo”, garantiu o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, na cerimónia da assinatura do contrato na ETAR de Alcântara, em Lisboa.

A Águas do Tejo Atlântico passa a ser a maior empresa de saneamento básico de Portugal: prestará serviços de tratamentos de águas residuais (esgotos) a 23 municípios, abrangendo mais de 2,4 milhões de habitantes.

Este ano, o grupo estatal passa a ter duas novas sociedades a Norte e outras duas a Sul. A Águas de Norte destacou a Águas do Douro e a Simdouro e, no Sul, a Águas de Lisboa e Vale do Tejo, destacou a Simarsul e Águas do Tejo Atlântico, a última que faltava iniciar actividade.

Os municípios da região do Vale do Tejo a quem a empresa vai prestar serviços são  Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Cascais, Lisboa, Loures, Lourinhã,  Mafra, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Oeiras, Peniche, Rio Maior, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira. Estes municípios eram anteriormente utilizadores dos serviços de saneamento da Sanset, Simtejo e Águas do Oeste.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar