Direcção de Cultura autoriza projecto para antigo cinema S. Geraldo de Braga

Acompanhamento arqueológico da obra é a única condicionante à transformação do equipamento cultural em espaço comercial

Foto
O São Geraldo é propriedade da Diocese, que quer ali construir um hotel e espaços comerciais Marco Duarte

A Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) deu parecer favorável à execução do projecto de transformação do antigo cinema S. Geraldo, em Braga, num espaço comercial e num hotel. O projecto apresentado em Fevereiro passado pela Diocese de Braga, proprietária do espaço, não mereceu qualquer reparo da parte dos técnicos do património. A única condicionante à sua execução é que haja um acompanhamento arqueológico da obra.

O parecer foi emitido esta quarta-feira, confirmou ao PÚBLICO fonte da DRCN. Na mesma nota escrita, o organismo tutelado pelo Ministério da Cultura lembra que o antigo cinema S. Geraldo está implantado na área lateral do largo Carlos Amarante, no centro histórico de Braga, nas imediações de localizações conhecidas das cinturas de muralhas romana e medieval que circundavam a cidade. Além disso, no seu lugar existiu, até ao início do século XX o antigo Convento dos Remédios. Estes foram motivos apontados pelos técnicos da DRCN para condicionarem a aprovação do projecto um acompanhamento arqueológico da obra.

Esse acompanhamento arqueológico permitirá criar condições para “eventual identificação de vestígios arqueológicos, por forma a garantir o seu estudo e salvaguarda”, refere a mesma fonte. Este é um procedimento habitual na maioria das obras públicas e privadas em Braga, dada a valia arqueológica da cidade. Além disso, a DRCN impôs que em relação aos vestígios arqueológicos já identificados em trabalhos anteriores no mesmo local, terão de ser equacionadas medidas para a sua preservação ou valorização, que deverão integrar o projecto.

No mais, o projecto teve “luz verde” e poderá arrancar ainda durante o mês de Abril, seguindo o calendário apontado pela Diocese de Braga aquando da sua apresentação, no início de Fevereiro. O projecto prevê apenas a manutenção da fachada do edifício. No seu interior deverá surgir um hotel de 4 estrelas, com 35 quatros e 14 apartamentos T1, assim como uma área comercial, com uma praça de restauração coberta com espaço para mais de 20 restaurantes e lojas de artesanato e moda.

Nos últimos meses, têm sido várias as vozes, das associações culturais, a movimentos cívicos, passando pelos partidos políticos, a criticarem o projecto, defendendo que o antigo cinema devia manter uma função cultural. Apesar da contestação, a Diocese de Braga afastou qualquer hipótese de alteração à ideia original e garantiu que a obra é mesmo para concretizar. 

Sugerir correcção
Comentar