Dia dos Monumentos e Sítios comemorado com entrada livre

Dia internacional, que se comemora em todo o mundo, é assinalado com diversas iniciativas com entrada gratuita

Foto
Guimarães será uma das cidades do norte do país com diversas actividades no âmbito das comemorações Manuel Roberto

Os Monumentos e Sítios do norte do país terão as suas portas abertas com entrada livre para todos quantos os queiram visitar nos dias 17 e 18 de Abril. No âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios , a Direcção Geral da Cultura do Norte (DGCN) decidiu promover a entrada gratuita, para promover a visita e sensibilizar os cidadãos para a “diversidade e vulnerabilidade do património”.

Uma vez que este dia internacional se comemora a uma segunda-feira (dia 18 de Abril), dia em que a maior parte dos monumentos estão encerrados ao público, a DGCN estendeu o prazo de entrada gratuita para dois dias – 17 e 18 de Abril – para que o conjunto de monumentos e sítios possíveis de visitar seja maior.

As comemorações deste ano têm como tema “Desporto, um património comum” e desde 16 até 18 deste mês, estas levarão mais de 600 actividades aos museus de todo o país.

Ateliers lúdicos, visitas guiadas, exposições, rotas patrimoniais estarão gratuitamente ao dispor de quem quiser visitar estes espaços e, como não podia deixar de ser, neste ano em que o tema principal é o desporto, em alguns locais serão realizadas também actividades desportivas.

No Norte do país, diversas serão as actividades desenvolvidas um pouco por toda a região: Bragança receberá no dia 16 diversas recriações e encenações históricas e ainda a realização de “jogos medievais”. Já o Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, no dia 18, receberá um peddy paper que percorrerá diversos monumentos ligados à fundação da nacionalidade. No Marco de Canavezes, na Estação Arqueológica do Freixo, serão realizadas visitas guiadas com a proposta “Vistar Tongobriga de mapa na mão… a pé ou de bicicleta”, que permitirá a visita gratuita às ruinas da cidade romana.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios em 1982 e tem como objectivo a sensibilização dos cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património existente, assim como mostrar o esforço que é necessário para a sua valorização e protecção um pouco por todo o mundo. Esta iniciativa conta com inúmeras actividades em monumentos e sítios dos quatro cantos do planeta, quase todos eles com entrada gratuita. 

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar