Desta é de vez… São Jacinto vai ter um festival de Verão

GNR são os cabeças-de-cartaz do evento promovido pela própria câmara de Aveiro na praia que, há dois anos, foi notícia por um festival que acabou por não se realizar.

Foto
Os GNR são cabeça de cartazdo festival xx direitos reservados

O programa só esta sexta-feira foi divulgado mas a sua realização está mais que garantida. A praia de São Jacinto, no concelho de Aveiro, vai servir de palco a um festival de Verão. O Festival Dunas de São Jacinto 2017 realiza-se nos próximos dias 25, 26 e 27 e é promovido pela câmara municipal de Aveiro, que apresenta este evento como um “contributo de diferenciação da oferta cultural” do município. A praia que há dois anos teve promessa de um grande festival - organizado por um privado – que acabou por ser cancelado, por duas vezes, vai, agora, viver um evento que não centra apenas atenções na música. Actividades desportivas e sunsets compõem o cartaz que inclui os concertos dos GNR, Gonçalo Tavares e Paulo Sousa. 

De acordo com o programa anunciado pela autarquia, durante os dias do festival, haverá “aulas de combate corpo a corpo e sessão de treino físico militar, promovidas pelo Regimento de Infantaria n.º 10”, “aulas de surf e de stand up paddle” e “actividades de baptismo de vela e canoagem na baía de São Jacinto”, entre outras. “Na praia, serão desenvolvidas actividades como voleibol e futebol de praia, aulas de zumba e yoga”, desvendou ainda a edilidade, destacando, ainda, que “os finais de tarde serão celebrados com dois sunset - o primeiro a decorrer no CARSurf [Centro de Alto Rendimento de Surf], na sexta-feira, pelas 19h00; o segundo está agendado para sábado no apoio de praia, pelas 19h30.

Para os amantes da natureza há a proposta de se aproveitar este festival “para caminhar pelos trilhos da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto ou visitar a Base do Regime de Infantaria n.º 10 e aceder ao Molhe Norte”. Para a avenida marginal – virada para a Ria – a câmara anuncia “muita animação de rua” e concertos musicais (sempre às 22h00). Paulo Sousa será o primeiro a subir ao palco, no dia 25. Seguem-se os GNR, no dia 26, num concerto no qual prometem “presentear todos os visitantes com os seus maiores êxitos”. Gonçalo Tavares encerra, depois, no dia 27, o programa do festival. 

Falhanço de 2015 ainda na memória

É verdade que o Festival Dunas de São Jacinto em nada de se assemelha ao evento que chegou a ser anunciado em 2015 - começando pela quantidade de concertos e pela entidade organizadora -, mas muitos ainda não esqueceram as peripécias vividas há dois anos. O evento que foi apresentado sob a designação de “Tugafest” prometeu, para Agosto de 2015, um cartaz que contemplava vários artistas nacionais de renome – José Cid, Ana Moura, Quim Barreiros, Xutos, entre outros. Acabou por ser adiado, a poucas horas de começar, para o mês de Setembro. Contudo, e chegada essa segunda data, a empresa que estava a cargo da sua organização anunciou o seu cancelamento – justificando-se com um motivo de “doença e consequente internamento de um dos responsáveis”.

O caso acabou por gerar alguma indignação no seio da população local. A Junta de Freguesia de São Jacinto emitiu, na altura, uma nota a criticar a “total incapacidade, irresponsabilidade e falta de respeito por parte do promotor para com a autarquia local, os espectadores e sobretudo para com a população de São Jacinto”. 

Sugerir correcção
Comentar