Linha do Norte continua cortada em Coimbra após descarrilamento de comboio de mercadorias

A Linha do Norte está cortada à circulação ferroviária nos arredores de Coimbra, devido ao descarrilamento de 12 vagões de um comboio de mercadorias.

Foto
LUSA/PAULO NOVAIS

A extensão dos danos provocados pelo descarrilamento de um comboio de mercadorias na tarde de sábado em Adémia (arredores de Coimbra) não permite que seja retomada a circulação rodoviária na linha do Norte durante este domingo, mantendo a CP o transbordo de passageiros em autocarro entre Coimbra B e Pampilhosa (Mealhada). A circulação vai manter-se interrompida pelo menos até ao final da manhã de segunda-feira.

A circulação ferroviária na linha do Norte foi cortada no final da tarde de sábado, ao quilómetro 220, depois do descarrilamento de alguns vagões de um comboio de mercadorias ao serviço da Medway (antiga CP Carga). O descarrilamento do comboio de transporte de cinzas - que circulava no sentido Norte/Sul - não provocou feridos e não se sabe ainda qual a causa do acidente. 

Operários e técnicos da Infraestruturas de Portugal (IP) e da CP trabalharam toda a noite para carrilar alguns vagões e remover os destroços de outros, estando agora os esforços concentrados em libertar uma das vias para que a circulação na linha do Norte possa ser retomada, ainda que de forma condicionada. Mas tal está a revelar-se uma tarefa ciclópica dada a quantidade de material ainda descarrilado.

A IP fez deslocar para o local do acidente um comboio-socorro vindo do Porto e outro do Entroncamento. Tratam-se de composições que incluem uma oficina e estão dotadas com equipamentos destinados a carrilar comboios.

Por sua parte a CP tem vindo a fazer transbordos entre Coimbra B e Pampilhosa, sem conseguir, naturalmente, evitar os atrasos que tal situação implica. O fim da tarde de domingo, com milhares de pessoas a regressar de fim-de-semana, avizinha-se problemático.

Para já, nem a IP nem a CP têm uma previsão de quando a situação começará a normalizar.  

Sugerir correcção
Ler 2 comentários