Conselho Metropolitano do Porto sem quórum para se reunir

Maioria dos autarcas faltou, inviabilizando votação das contas da Área Metropolitana.

Foto
Emídio Sousa criticou ausência de várias câmaras na reunião do conselho metropolitano. Manuel Roberto

Esteve para acontecer há um mês – valeu na altura o presidente da Câmara de Gondomar, que deixou um incêndio controlado, no seu concelho, para, mesmo atrasado, garantir o avanço da ordem de trabalhos. Mas, desta vez, não houve um nono presidente, ou respectivo vice, que comparecesse à reunião mensal do Conselho Metropolitano do Porto, que, assim, por falta de quórum, acabou por se não realizar.

“Sabemos que nesta fase há muito trabalho, mas é lamentável esta falta de quórum”, queixou-se o presidente da Câmara da Feira, e líder do conselho, Emídio Sousa, numa sala onde faltavam mais de metade dos 17 presidentes (que podem ser substituídos pelos seus vices) da Área Metropolitana. O presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis acabaria por chegar mais tarde, mas nem assim se atingiu o número de presenças necessárias.

Eduardo Pinheiro, de Matosinhos, Bragança Fernandes, da Maia, Marco Martins, de Gondomar, José Manuel Ribeiro, de Valongo, Pinto Monteiro, de Espinho, e a vice-presidente do Porto, Guilhermina Rego, não faltaram, mas a ausência dos restantes municípios - Gaia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Paredes, Paços de Ferreira, Arouca, São João da Madeira e Vale de Cambra - inviabilizou, pela primeira vez neste mandato, a prossecução dos trabalhos que incluíam a audição do presidente da Metro do Porto, Jorge Delgado.

Avisado o convidado, que acabou por não comparecer, os presentes ainda discutiram o interesse na realização, num espaço da região, do Festival da Eurovisão (Gondomar, com o Multiusos, e a Feira, com o Europarque, são candidatos), e Emídio Sousa anunciou que escreverá ao Governo, "na qualidade de presidente do conselho metropolitano, a dar conta dessa vontade, depois de telefonar aos ausentes, para ver se concordam com a iniciativa.

A seu lado, o presidente da Câmara de Valongo puxou por outro assunto, que considerou mais relevante. Perante a saída da Agência Europeia do Medicamento do Reino Unido, com o Brexit, a região onde foi criado o Health Cluster Portugal tem todo o interesse em avançar com uma candidatura formal ao acolhimento deste organismo internacional, e José Manuel Ribeiro insistia para que uma carta nesse sentido tivesse a força da assinatura de todos os autarcas. “Isto une-nos”, vincou.  

Na reunião desta sexta-feira de manhã estava prevista a discussão e aprovação do relatório e contas consolidadas de 2016, e uma informação relativa à audição parlamentar sobre a proposta de lei que estabelece o quadro de transferências de competências para as autarquias locais. Pontos que foram adiados para uma nova reunião, agendada para quarta-feira, dia 31 de Maio. 

Sugerir correcção
Comentar