"Conflituosa" entrada Sul de Santo Tirso com desenho novo e "digno" em Março

Construção da rotunda que virá resolver o problema ronda os 800 mil euros e vai estar concluída em Março.

Foto
bruno lisita

A entrada Sul de Santo Tirso, que actualmente se desenha através de um cruzamento descrito pela câmara como "conflituoso", ganha em Março uma rotunda "digna", indicou hoje o presidente da autarquia sobre uma obra de cerca de 800 mil euros.

Em declarações aos jornalistas no local da empreitada que arrancou a 12 de Setembro, o presidente da câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, descreveu o projecto como "emblemático" por ser "muito necessário e desejado e porventura o mais importante actualmente na cidade".

O autarca apontou que a rotunda - que é parte de um projecto que junta arranjo de vias, mantendo-se o duplo sentido, criação de espaços para peões e bicicletas e espaço ajardinado - também será conciliada com as esculturas existentes no local, cuja autoria é do escultor Alberto Carneiro.

Esta entrada do concelho de Santo Tirso, distrito do Porto, absorve a Praça Camilo Castelo Branco e dá acesso ao centro da cidade, ficando próxima do tribunal, da central de camionagem, biblioteca municipal, equipamentos desportivos, numa área dedicada a serviços e comércio que conta com um parque de estacionamento novo com capacidade para 140 lugares.

"A cidade vai ter um corredor requalificado. Vamos reformular a circulação de peões, bicicletas e veículos de forma da dar mais dignidade a esta entrada e a criar segurança", disse Joaquim Couto.

O financiamento da obra é bancário, indicou o autarca, destacando que ficará "por menos 20%" face ao preço base de concurso (um milhão de euros).

A 13 de Junho, a propósito da assinatura de um protocolo que visava a recuperação de um prédio devoluto localizado exactamente neste local e que estava abandonado há cerca de 30 anos mas será reabilitado, Joaquim Couto estimou que por esta entrada passem diariamente cerca de 10.000 veículos.

A entrada Sul é uma das principais e mais movimentadas de Santo Tirso, somando-se a Poente (direcção para a Trofa) e a Norte/Nascente (em direcção a Guimarães).

Couto apontou ainda como próximos projectos da autarquia o parque de Geão, cujo concurso vai lançar até ao final do mês e que espera que esteja concluído até ao verão de 2017.

Trata-se de 6,88 hectares de terreno na zona poente da cidade que serão convertidos em parque urbano com passagens pedonais, áreas de jogos e recreio, palcos naturais para a realização de ateliers e equipamentos enquadrados com a biblioteca municipal, a escola e as associações locais que são ali vizinhas.

Sugerir correcção
Comentar