Comerciantes lançam mapa de estacionamentos para dinamizar Baixa de Coimbra

Associados da Agência para a Promoção da Baixa vão dar senhas de uma hora de estacionamento gratuito aos clientes.

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Diogo Baptista

A ideia surgiu para combater outra ideia feita: a de que não há estacionamentos na Baixa de Coimbra. A Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) vai lançar um mapa que localiza os estacionamentos mais próximos da Baixa da cidade com o objectivo dinamizar o comércio.

Ao PÚBLICO, o presidente da APBC, Vítor Marques, explica que o mapa, que será distribuído a partir de Setembro, surgiu depois de ouvir muitas vezes as pessoas dizerem que não há sítio para estacionar na Baixa.

Quem ali trabalha, diz, apercebe-se de que “existe muito estacionamento”. Portanto, a criação do folheto com um mapa pretende “suprir essa dificuldade que existe por parte das pessoas em identificar os parques de estacionamento que existem em redor do centro histórico”. A distribuição dos mapas não se vai cingir aos associados da APBC, mas vai também ser feita a outros estabelecimentos comerciais da Baixa.

O propósito é “identificar e localizar” esses espaços para levar mais pessoas a fazer compras na Baixa da cidade. No mapa, que tem assinalados as principais vias e pontos de referência, estão listados 12 parques de estacionamento cobertos e quatro exteriores, com a indicação do respectivo horário de funcionamento e, no caso dos exteriores, se têm ou não parquímetro.

O maior número dos parques concentra-se na avenida Fernão de Magalhães e zona do Arnado, mas são também assinalados espaços mais distantes da Baixa como o do Estádio Universitário, do Parque Dr. Manuel Braga ou do mercado D. Pedro V.

Para além dos 16 parques destinados a automóveis, no mapa que vai ser distribuído pelos comerciantes da Baixa, estão ainda indicados três estacionamentos destinados a ciclistas.

A APBC firmou também protocolos com entidades que exploram alguns dos parques para permitirem aos clientes dos estabelecimentos da Baixa estacionarem gratuitamente durante uma hora. Cada senha tem o custo de 55 cêntimos para os comerciantes.

Ou seja, um cliente, ao fazer compras num dos 75 estabelecimentos associados da APBC, recebe uma senha para estacionar de forma gratuita num dos parques que tenha protocolo com a agência. Dos 12 parques cobertos, cinco têm acordo com a organização dos comerciantes.

Ainda assim, os centros comerciais da cidade oferecem estacionamento gratuito. Será possível concorrer com as grandes superfícies? “A nossa missão é encontrar alternativas” que permitam facilitar a deslocação ao comércio da Baixa, responde Vítor Marques.

O representante entende que, para além de ter “uma actividade comercial mais atractiva e competitiva para os clientes”, aquela zona da cidade deve oferecer “outro tipo de iniciativas”, aproveitando aquilo que são os seus “pontos fortes”. Entre esses pontos “complementares” ao puro comércio, Vítor Marques destaca o Museu Temporário de Memórias, o Palco Há Baixa ou as Noites Brancas como bons exemplos. 

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