Centro de Congressos da Alfândega do Porto eleito melhor do país

Alfândega concorria com os centros de congressos de Lisboa, do Estoril, de Vilamoura e de Braga, bem como com o Centro Cultural de Belém e o Miríade Cristal Center.

Foto
Paulo Ricca

O Centro de Congressos da Alfândega, no Porto, foi esta quarta-feira eleito como melhor centro de congressos do país e está nos quatro finalistas para melhor da Europa, disse à Lusa o seu director executivo, Gouveia dos Santos.

A escolha foi divulgada esta quarta-feira na Feira de Turismo de Lisboa e, para o responsável, o reconhecimento nacional "pelo segundo ano consecutivo" é também "importante para o Porto", identificado "desta forma com uma cidade importante para o turismo de negócios".

"É muito importante porque cada turista [de negócios] deixa na cidade, de acordo com os últimos estudos, 400 euros por dia", destacou Gouveia dos Santos.

O responsável considera que esta é "uma realidade diferente que importa apoiar" e defende que "todas as entidades possam convergir" na sua "divulgação e promoção".

"Uma gestão mais capaz e integrada da diversidade do Porto também poderá promover a vinda de mais interessados para fazerem os seus eventos", frisou, apelando a "mais apoios" e a "concentração de sinergias".

Questionado sobre quais os efeitos que poderá ter a instalação de um centro de congressos no Palácio de Cristal, Gouveia dos Santos admitiu que outro espaço do género pode atrair outro tipo de clientes.

Destacou ainda que o centro de congressos da Alfândega será sempre "único", pela "localização, carácter excepcional, pelas características únicas dos espaços e a proximidade do rio Douro".

"Não é um pavilhão, não é um estúdio, é muito mais do que isso. Por muito que se possa fazer, e vai com certeza ajudar a que se atraiam mais clientes e outros segmentos, nunca se fará nada como o centro de congressos da Alfândega do Porto", afirmou.

Gouveia dos Santos referiu ainda que "o centro de congressos da Alfândega está numa zona classificada como Património da Humanidade, num edifício com 150 anos onde conseguimos aliar o moderno e o antigo".

O Centro de Congressos da Alfândega concorria, a nível nacional, com os centros de congressos de Lisboa, do Estoril, de Vilamoura e de Braga, bem como com o Centro Cultural de Belém e o Miríade Cristal Center, revelou Gouveia dos Santos. A eleição foi feita "por um júri nacional do sector do turismo e através de uma votação online".

Na lista dos quatro finalistas para a eleição de melhor centro de congressos da Europa estão, para além da Alfândega, os centros de congressos de Munique (Alemanha), Genebra (Suíça) e Eindhoven (Holanda), acrescentou o responsável. 

Sugerir correcção
Comentar