Cascais vai ter uma Vila Natal e um festival de música groove

A Câmara de Cascais vai investir cerca de oito milhões de euros este ano para concretizar mais de 30 eventos de várias áreas.

Foto
Pedro Cunha/arquivo

A realização do Mundialito de Futebol de Praia nas areias de Carcavelos, a instalação de uma Vila Natal no Parque Marechal Carmona e o lançamento de um festival de música dedicado ao estilo groove são algumas das novidades do calendário de eventos para 2016 da Câmara de Cascais. Assegurado está também o regresso do Estoril Open e do Lumina - Festival da Luz, “o evento que traz mais gente” ao concelho.

Entre “conferências”, “cultura”, “eventos” e “desporto”, a câmara prevê que seja realizado um investimento de cerca de oito milhões de euros para concretizar mais de três dezenas de iniciativas. O grosso desse valor provém das receitas do jogo do Turismo de Portugal, receitas que o presidente da câmara sublinha que “têm vindo a baixar bastante” nos últimos anos.

Segundo Carlos Carreiras, o montante entregue à autarquia ronda hoje os seis milhões de euros anuais, quando no passado chegou a ultrapassar a fasquia dos 20 milhões de euros. Carlos Carreiras sublinha que essa realidade obriga a autarquia a “fazer mais, melhor e com menos”. “Estou convencido de que temos vindo a cumprir esta equação bicuda”, afirma.

Esta sexta-feira, a Câmara de Cascais convocou jornalistas e promotores de eventos para uma antevisão daquilo que se poderá esperar do ano de 2016 no concelho. “Temos grandes novidades”, assegurou logo no arranque da apresentação o vice-presidente da câmara.

“O mundo está de olhos postos em Cascais”, acrescentou Miguel Pinto Luz, defendendo que o conjunto de eventos previstos “é bom” não só para o concelho mas também “para Portugal e para a economia portuguesa”. Já Carlos Carreiras frisou que entre os objectivos a alcançar com estas iniciativas estão, além da captação de investimento e “com isso a geração de emprego”, a “aquisição” de novos moradores para o município.

No capítulo das conferências, Cascais será palco das Conferências Estoril Global (em que haverá almoços temáticos com personalidades diversas para debate dos principais temas da agenda internacional), do Horasis India Meeting (um encontro de político e líderes empresariais indianos), das Conversas da República (um ciclo de debate de temas relacionados com a democracia) e das Conferências Criativas.

No domínio da Cultura prosseguirá a aposta na Sinfónica de Cascais, assinalar-se-á o centenário de Grão Vasco e regressarão os Concertos de Verão no Casino do Estoril. Este ano haverá também uma exposição de Agatha Ruiz de La Prada, o World Press Cartoon, o Festival Internacional de Cultura, a exposição P’ra Lá e P’ra Cá de Paula Rego e o Lisbon & Estoril Film Festival, além de várias iniciativas na área do teatro.

Ao nível dos eventos, Miguel Pinto Luz destacou na sua apresentação a estreia do Music Festival Groove de Cascais, no Parque Palmela, e o facto de o Festival Internacional do Cavalo Lusitano ir realizar-se em 2016 “no centro da vila”. Quanto à Vila Natal, que será uma estreia, ela terá lugar entre 26 de Novembro e 6 de Janeiro, no Parque Marechal Carmona.  

Na área do desporto, o Estoril Open está garantido, “sem os riscos do ano anterior”, e a novidade deste ano é a realização do Mundialito de Futebol de Praia. O campeonato do mundo de golfe, provas do circuito mundial do surf, provas do campeonato do mundo de vela e o torneio mundial de futebol juvenil também integram o calendário.  

Sugerir correcção
Comentar