Câmara do Porto indicou Nuno Lemos e Luís Artur como representantes no Coliseu

O despacho tem a data de 21 de Abril e a eleição dos novos órgãos sociais do Coliseu do Porto está agendada para esta quinta-feira.

Foto
Rui Farinha | NFactos

A Câmara do Porto indicou como representantes no Coliseu, até Abril de 2020, o presidente da empresa Porto Lazer, Nuno Lemos, e um deputado do PSD na Assembleia Municipal, Luís Artur Pereira, revela uma proposta da autarquia.

O documento, a que a Lusa teve acesso, vai ser apresentado pelo presidente Rui Moreira na reunião camarária de terça-feira para que o executivo ratifique o despacho do autarca que indica Nuno Lemos para a direcção e Luís Artur para o Conselho Fiscal da Associação “Amigos do Coliseu do Porto”.

Em causa está o mandato dos órgãos sociais daquela associação que gere o Coliseu do Porto para o triénio Abril de 2017 – Abril de 2020.

Na proposta, o autarca independente esclarece que o despacho tem a data de 21 de Abril e que a eleição dos novos órgãos sociais do Coliseu do Porto está agendada para esta quinta-feira.

De acordo com a convocatória divulgada na página da Internet da Associação “Amigos do Coliseu”, a eleição da direcção está marcada para as 18h00.

“Não foi possível reunir a Câmara antes do acto eleitoral que teve lugar no dia 27 de Abril”, indica o presidente na proposta que vai apresentar ao executivo na terça-feira.

O documento nota que, de acordo com os estatutos da Associação, “o Estado, o município do Porto e a Área Metropolitana do Porto serão sempre membros da direcção, cabendo a cada um indicar os seus representantes”.

Quanto ao Conselho Fiscal, os estatutos consagram “que um dos vogais efectivos deverá ser nomeado alternadamente pela Área Metropolitana do Porto e pelo município do Porto, cabendo para o próximo mandato esta incumbência ao município do Porto”.

Na reunião do Conselho Metropolitano do Porto de 31 de Março, os autarcas da Área Metropolitana do Porto (AMP) decidiram manter Eduardo Paz Barroso como seu representante no Coliseu do Porto, cuja direcção deverá ser reconduzida em Abril, em assembleia-geral, por proposta da autarquia local.

Naquela reunião, a vice-presidente da Câmara do Porto, Guilhermina Rego, afirmou que a autarquia “propõe a recondução da direcção [composta por cinco elementos] na sua totalidade”, mantendo-se, assim, Eduardo Paz Barroso como presidente da direcção.

Os três maiores accionistas – Câmara do Porto, AMP e Ministério da Cultura – têm um acordo de princípio de rotatividade quanto à designação do presidente do Coliseu, sendo que compete à autarquia local propor o nome do presidente para o próximo mandato.

Na reunião de terça-feira, a Câmara do Porto vai ainda votar a proposta de alteração do protocolo de cooperação com o Instituto Portuário e dos Transportes, relativo ao Polo Fluvial do Freixo.

O executivo vai também analisar a transferência de imóveis nas ruas Mouzinho da Silveira e das Musas para a empresa municipal Domus Social, bem como o regulamento de funcionamento e organização da Polícia Municipal do Porto.

 

Sugerir correcção
Comentar