Câmara do Porto analisa projecto com vista a nova ligação entre a Foz e a VCI

O orçamento previsto, com a expropriação da parcela de terreno da freguesia de Lordelo do Ouro, é de 91,8 mil euros. Solução vai ser debatida esta terça-feira em reunião de câmara.

A Câmara do Porto vai analisar na terça-feira o prolongamento da rua Delfim Pereira da Costa, necessária para viabilizar a ligação directa entre a zona da Foz e a VCI, no sentido Freixo/Arrábida, libertando o nó do Campo Alegre.

A informação consta de duas propostas que o executivo vai debater na reunião camarária, a que a Lusa teve acesso, para aprovar o projecto de "Prolongamento da rua Delfim Pereira da Costa à rua do Pintor Arpad Szenes" e fazer as expropriações necessárias para o pôr em prática.

No documento, explica-se que o prolongamento "viabilizará uma ligação directa entre a VCI, no sentido Freixo -- Arrábida, à zona da Pasteleira e Foz, libertando assim o nó do Campo Alegre junto ao Hotel Ipanema Park, já muito congestionado". As propostas referem ainda que o prolongamento da rua Delfim Pereira da Costa "permitirá estabelecer a ligação viária entre a rua de Grijó e a rua de D. João de Mascarenhas".

O orçamento previsto, com a expropriação da parcela de terreno da freguesia de Lordelo do Ouro de 722 metros quadrados, é de 91,8 mil euros.

O terreno confronta com as ruas de Serralves e Penoucos, próximo da avenida da Boavista e da rua do Campo Alegre.

Na reunião do executivo, a câmara quer, também, autorizar a transferência, para a empresa municipal Domus Social, de um imóvel da autarquia, situado na Rua do Comércio do Porto, na União das Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória (centro histórico).

A intenção é que a empresa passe a fazer os "serviços de gestão e manutenção" daquele "activo patrimonial municipal".

A autarquia lembra que, em 2016, exerceu o direito de preferência no contrato de alienação do prédio composto por quatro pisos com logradouro, com uma área total de 86,5 metros quadrados, avaliado em 160 mil euros.

De acordo com a câmara, o direito de preferência foi exercido tendo em conta o valor da renda, "equilibrado", e o objectivo municipal de "reabilitar o edificado urbano para arrendamento social como medida proactiva tendo em vista contribuir para o equilíbrio social e demográfico da zona histórica"

A Câmara do Porto acrescenta que o imóvel foi adquirido por escritura pública em Setembro, com "ocupações no primeiro, segundo e terceiro andares, que se irão manter".

Na reunião de terça-feira, o executivo vai, também, assistir à apresentação do projecto para a construção de um parque de estacionamento no largo de Cadouços e votar a cedência de uma parcela de terreno municipal da rua de Cervantes ao Clube de Ténis do Porto.

Sugerir correcção
Comentar