Câmara de Viseu aprova concurso para nova vocação de Parque Urbano de Santiago

O projecto, com um montante de perto de 350 mil euros, insere-se na estratégia do município de criar espaços públicos de fruição familiar onde se possa praticar desporto e brincar.

Foto
ricardo campos

A Câmara de Viseu aprovou nesta quinta-feira o concurso público para a execução do projecto de requalificação do Parque Urbano de Santiago, com um montante de perto de 350 mil euros, que visa transformá-lo num espaço de fruição familiar.

"Há aqui um respeito grande por aquilo que é hoje o sentimento dos cidadãos. Viseu já não conseguiria viver sem aquilo que ainda hoje se chama de Radial de Santiago e que nós queremos que se passe a chamar Parque Urbano de Santiago", afirmou o presidente da Câmara, Almeida Henriques, aos jornalistas. Nos mandatos de Fernando Ruas, antecessor de Almeida Henriques, aquele espaço foi construído para acolher a feira semanal, um fim que efectivamente nunca chegou a ter. Em Setembro de 2009, Fernando Ruas assumiu a mudança de vocação, dizendo que a qualidade do parque justificava que fosse mais um espaço de lazer da cidade, onde gostaria de instalar uma praia fluvial.

"O que hoje aprovámos é um concurso que, com um projecto todo feito dentro da Câmara, pelos nossos técnicos, definitivamente aquilo deixará de ser Radial de Santiago para passar a ser o Parque de Santiago, com diferentes valências", explicou Almeida Henriques. Este projecto insere-se na estratégia do município de criar espaços públicos de fruição familiar onde se possa praticar desporto e brincar. "É uma mudança estrutural no parque", referiu, lembrando também a concessão para "um bar de apoio mais estruturado e com um bom projecto de arquitectura".

"Fica um espaço onde as pessoas poderão praticar desporto informal, ter espaços de lazer para as crianças, onde haverá equipamentos para poderem fazer exercícios físicos, pensando também nas pessoas mais velhas, numa lógica de uma convivência com as duas margens do Rio Pavia", acrescentou.

Sugerir correcção
Comentar