Câmara de Lisboa entrega chaves de três novas creches

Até ao final de 2014 a autarquia quer construir 11 creches. No total, vão ser criadas cerca de 900 vagas para crianças até aos três anos.

A Câmara de Lisboa entrega na quinta-feira as chaves de três novas creches, construídas no âmbito do Plano de Desenvolvimento de Creches B.a.Bá, que visa dotar a capital com uma rede de creches. Estas três são as primeiras de 11 que a autarquia pretende construir até ao final de 2014.

Construídas em estruturas modelares, as novas creches têm uma área total de 1500 metros quadrados e capacidade para receber no máximo 84 crianças até aos três anos. Cada creche tem berçário, copa de leites, sala de isolamento, salas de actividades, cozinha para confecção local, vestiários/balneário e um recreio equipado.

Duas das novas creches situam-se na freguesia do Lumiar e a terceira na freguesia da Charneca e vão ser todas geridas por instituições particulares de solidariedade social. No Lumiar, as instituições responsáveis são a Fundação António Silva Leal e a Obra O Nazareno, e na Charneca é a Santa Casa de Misericórdia de Alenquer.

Em Julho de 2012, a câmara tinha anunciado a construção destas 11 creches, num investimento municipal de cerca de seis milhões de euros. “É um reforço da oferta pública, ainda por cima num momento de grande carência social e económica das famílias”, disse na altura o vereador da Educação, Manuel Brito.

“Lisboa tem 550 mil residentes, número que sobe para perto de um milhão se se somarem os que aqui trabalham e estudam. Também temos de dar uma resposta para os que aqui trabalham e estudam”, afirmou.

O vereador explicou ainda que as creches seriam equipadas e mobiladas pelos associados da União das Misericórdias Portuguesas, da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Lisboa e da União das Mutualidades Portuguesas. “Fazemos o espaço e eles fazem a gestão procurando ter preços sociais”, frisou Manuel Brito.

As creches serão instaladas nas freguesias da Charneca, do Lumiar e em Benfica (duas unidades cada) e Carnide, Santa Maria dos Olivais, Alto do Pina, Santo Condestável e Ajuda (uma unidade cada).

Notícia actualizada às 15h55: acrescenta informação sobre as IPSS que vão gerir as três primeiras creches

Sugerir correcção
Comentar