Barcelos investe 300 mil euros em programa de inclusão social

O projecto "Galo @rtis" decorre ao abrigo do Programa Escolhas e beneficiará directamente mais de 250 pessoas. A Câmara de Barcelos espera proporcionar uma série de ferramentas para capacitar as comunidades mais vulneráveis.

Foto
O projecto inclusivo tem como alvo-principal a comunidade cigana. Paulo Pimenta

O combate ao absentismo e abandono escolar é uma das prioridades do projecto "Galo @rtis", que a câmara de Barcelos vai promover ao longo de três anos, tendo a comunidade cigana como público-alvo preferencial, foi anunciado esta sexta-feira.

O projecto, que começou agora a ser implementado, decorre ao abrigo do Programa Escolhas e tem uma dotação orçamental de cerca de 300 mil euros.

Aumentar o sucesso escolar, capacitar as famílias para o exercício de uma melhor parentalidade, capacitar os jovens para o acesso ao emprego e para o empreendedorismo e promover a integração social são alguns outros objectivos do projecto, que beneficiará directamente 267 pessoas e indirectamente 487. "A câmara tem a responsabilidade de promover o desenvolvimento de toda a comunidade, sem excluir ninguém", referiu a vereadora da Educação e Acção Social, Armandina Saleiro.

A responsável autárquica sublinhou que em Barcelos "existem algumas situações de pobreza e exclusão social, que são mais evidentes em determinados grupos, como é o caso da comunidade cigana".

"Esperamos, com este programa, proporcionar, durante os próximos três anos, um conjunto de actividades e ferramentas que ajudem a capacitar as comunidades mais vulneráveis, em especial de uma zona específica do concelho onde existe grande implantação de comunidades ciganas (Barqueiros, Cristelo, Fornelos), no sentido de aumentar as suas oportunidades e a sua inclusão social", acrescentou.

O Programa Escolhas, que tem vindo a ser coordenado e tutelado no âmbito do Alto Comissariado para as Migrações, e visa promover a inclusão social de crianças e jovens dos 6 aos 30 anos de idade, provenientes de contextos socio-económicos mais vulneráveis. O programa existe desde 2001 e este ano irá financiar 88 projectos por todo o país que visem a inclusão social.

Sugerir correcção
Comentar