Autarcas contra redução de horário de centro de saúde em Ovar

Centro de Saúde de S. Vicente Pereira vai passar a funcionar apenas de amanhã, o que motiva protestos.

Autarcas e dirigentes políticos de Ovar manifestaram-se esta segunda-feira contra a redução do horário de funcionamento do Centro de Saúde de S. Vicente Pereira, que a partir de 1 de Setembro funcionará apenas de manhã.

Bruno Oliveira, presidente da União de Freguesias de Ovar, S. João de Ovar, Arada e S. Vicente Pereira, diz ter tomado conhecimento dessa alteração pelos directores do próprio centro de saúde e, em comunicado, manifestou-se contra a medida. "O Executivo da Junta vem demonstrar o seu repúdio por esta atitude, que causará graves prejuízos aos seus utentes e a toda a população de S. Vicente Pereira", considerou.

O autarca socialista realçou que a comunidade pode esperar da União de Freguesias "a luta e defesa intransigente dos seus direitos constitucionais no acesso à saúde pública" e assegurou que tudo fará "para impedir que esta intenção se torne realidade". "Exigiremos ao Ministério da Saúde que impeça esta pretensão dos responsáveis locais e regionais", frisou.

Já a Concelhia do PSD atribuiu ao Governo a responsabilidade pelas alterações introduzidas no Centro de Saúde de S. Vicente Pereira. "Os munícipes de Ovar foram surpreendidos por mais uma decisão irresponsável no sector da Saúde, que só não será estranha ao Partido Socialista de Ovar, que, muito recentemente, se deslocou a Lisboa para reunir com o adjunto do ministro da Saúde", afirmaram os sociais-democratas.

"Registámos com estupefação a intenção de encerramento parcial do Centro de Saúde sem que tenham sido ouvidas as estruturas locais e a Câmara Municipal de Ovar, que tudo tem feito para manter estes serviços com total operacionalidade", acrescentou a estrutura local do partido. Para o PSD, a redução de serviços anunciada para S. Vicente Pereira vem, aliás, reforçar a ideia de que a actual Administração Central estará a enfraquecer as valências locais mais próximas da população, ou porque "não disponibiliza médicos e enfermeiros em número suficiente para um serviço médico de qualidade", ou porque "continua a passos largos a querer integrar o Hospital de Ovar no Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga".

Os sociais-democratas de Ovar manifestaram, por isso, "o seu total repúdio" para com a redução de horário no Centro de Saúde de S. Vicente Pereira", dizendo-se "contra qualquer tipo de decisões levianas, irresponsáveis e destruidoras nessa matéria".

Sugerir correcção
Comentar