Arroios fomenta a inclusão através de um festival de cinema

A iniciativa partiu da Junta de Freguesia de Arroios que pretende trabalhar a inclusão a partir do cinema. A entrada no festival é gratuita.

Foto
Maria da Luz Nolasco considera a actual direcção do cineclube responsável pelo abandono de sócios CARLA CARVALHO TOMÁS

Pela primeira vez, Arroios vai ter um festival de cinema com o seu nome. De 1 a 8 de Julho, o Arroios Film Festival pretende aproximar a população da freguesia através da sétima arte. “Temos um mundo na freguesia e esta é uma boa forma de chamar a atenção para isso”, diz a presidente da junta de freguesia de Arroios, Margarida Martins.

A iniciativa partiu da junta de freguesia há um ano. De acordo com Margarida Martins, a ideia era trabalhar a interculturalidade e a inclusão. “Queremos agitar a bandeira e aproximar as pessoas”, acrescenta a presidente da junta. Ao todo conseguiram 3200 inscrições para o festival vindas de 120 países, como o Zimbabwe, Quirguistão, Brasil ou França. Como forma de levar todos ao cinema, Margarida Martins sublinha que "todo o festival é gratuito".

Para dirigir o evento, foi convidado o realizador iraniano Reza Hajipour, há oito anos em Portugal. “O contacto com a junta foi feito através de um amigo em comum, mas nunca organizei um festival”, revela. Reza Hajipour fala desta nova experiência como um “desafio” e está “curioso” para ver o resultado.

Resultado esse que foi pensado procurando a “proximidade” que os filmes pudessem ter às pessoas. “Há 80 nacionalidades diferentes e diversos estratos políticos e religiosos na freguesia. Temos de falar muito sobre isto e passar a mensagem de inclusão”, conta. Assumidamente próximo a muitos filmes que escolheu, pois nasceu no Irão, Reza conta que o trabalho até chegar à selecção dos filmes foi demorado. “Em três meses vi 700 curtas.”

Com a abertura marcada para esta sexta-feira às 21h00, o festival divide-se em mostra infantil, filmes fora de competição e filmes em competição. A mostra infantil acontece no dia 5, 6 e 7 de Julho, a partir das 15h00. Os cinco filmes disponíveis são God by the Neck, Help, Gambozinos, Illusions e Os Direitos das Crianças. De acordo com Reza Kianian, estão disponíveis 38 curtas-metragens fora de competição, de dia 2 a 8 de julho, das 18h às 19h30, no Mercado de Culturas. Em mostra estão filmes como Who We Are, Doll and Silence, That’s my boy, Women, Slippery Road ou Beyond the water.

Em competição estão 52 curtas, divididas em animação, documentário e ficção. O prémio atribuído para cada um é de 1500 euros, sendo que o melhor filme tem o valor de 3000 euros. O júri é composto por Reza Hajipour, Zezé Gamboa, Anabela de Oliveira, Sérgio Graciano e Patricia Lozano. Todos os filmes em competição são projectados no Auditório Camões das 20h00 às 21h30 e das 22h00 às 23h30, de 2 a 8 de Julho. 

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar