Autarquias debatem acesso à Serra da Estrela em dias de neve

Debate marcado para 9 de Setembro procura soluções para problema de cortes de estradas nos dias de maior procura.

Foto
Em causa está a dificuldade dos acessos. Paulo Pimenta/Arquivo

A Assembleia da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) vai promover um debate no ponto mais alto da Serra da Estrela, a Torre, para abordar a temática dos acessos em dias de neve. O debate, agendado para o dia 9 de Setembro, às 10h, para o auditório da Torre, foi convocado para procurar dar respostas para a questão dos acessos ao maciço central da Serra da Estrela, que costumam ficar intransitáveis com a queda de neve e originam "consequências para a imagem e economia da região".

O presidente da Assembleia da CIM-BSE, Mário Jorge Branquinho, disse esta terça-feira à agência Lusa que decidiu marcar o debate para o ponto mais alto de Portugal continental porque "é lá que está o problema, que se arrasta há décadas - que é a dificuldade de acessos quando cai neve".

"Com as alterações climáticas, tem diminuído de forma acentuada a queda de neve na Serra da Estrela, mas, mesmo assim, sempre que cai neve, são cortados os acessos ao maciço central, impedindo o acesso das pessoas àquele ponto", refere.

O responsável lembra que naquela serra "está a única estância de esqui em Portugal e que, por isso, importa desencadear mecanismos para que as pessoas possam chegar lá quando neva e não apenas quando não há neve". "Importa perceber o que pode ser feito, mantendo obviamente as questões de segurança", disse. 

O actual estado da situação, a avaliar pelas queixas de comerciantes e de hoteleiros, "traz consequências negativas" para a economia da região e é "uma má imagem para o turismo". "O governo [liderado por António Costa] não pode continuar como os outros governos, sem dizer nada, sem intervir", aponta também o dirigente, salientando a importância do debate sobre o tema "para ver se esta questão dos acessos à Torre não constitui parte do anedotário português, como já se tem visto em algumas rábulas da stand up comedy em Portugal: 'Nevou? Vai fechar a estrada!'".

O tema é discutido no Verão por o responsável considerar que os assuntos "devem ser debatidos fora das épocas críticas". "Por isso, depois da época dos flagelos dos fogos, é oportuno ver o que pode ser feito para melhorar a intervenção no frio, na limpeza da neve", justifica.

A Assembleia da CIM-BSE considera que a jornada será "de elevada importância e uma oportunidade para juntar vários intervenientes e procurar respostas para um problema que prevalece há várias décadas e com consequências para a imagem e economia da região".

O ministro das Infra-estruturas de Portugal, Pedro Marques, foi convidado a participar no debate, tal como os deputados eleitos pelos distritos da Guarda e de Castelo Branco, os autarcas, os empresários e os responsáveis por entidades relacionadas com a temática.

A CIM-BSE, com sede na Guarda, é constituída por 12 municípios do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e por três do distrito de Castelo Branco.

Sugerir correcção
Comentar