A partir deste mês, Matosinhos vai ter o dobro dos parquímetros

Com a nova concessão, entregue à DataRede, a autarquia estima uma receita anual de 1 milhão de euros, sendo que 64% ficam nos cofres da Câmara. 25% desse valor será aplicado em projectos de combate à sinistralidade rodoviária.

Foto
helder olino

A Câmara de Matosinhos já começou a instalar novos parquímetros em zonas que, ainda durante o mês de Agosto, passarão a ser tarifadas pelo estacionamento na via pública e está a substituir os antigos, nos arruamentos em que o estacionamento já era pago. Os parquímetros estão a ser instalados no âmbito da alteração ao regulamento das zonas de estacionamento pago no concelho. A concessão foi entregue à DataRede que, durante os próximos dez anos, ficará responsável pela exploração, manutenção e fiscalização de toda a área tarifada. Face à anterior concessão, os lugares pagos vão duplicar, no entanto, o valor a pagar pelos cartões de residente será mais baixo.

Actualmente existem, em Matosinhos, cerca de 550 lugares de estacionamento pago na via pública. Com o alargamento da área tarifada, o concelho passará a ter cerca de 1100. Questionado pelo PÚBLICO relativamente ao critério seguido pela Câmara na escolha das ruas onde o estacionamento passará a ser pago, o vereador da Mobilidade e dos Transportes, José Pedro Rodrigues, explica que o sistema de parcómetros “abrangerá exclusivamente artérias com forte actividade de comércio e serviços”. Nesse sentido, diz ser aposta da autarquia “favorecer a rotatividade do estacionamento” para que possa ser garantido, aos clientes e utentes dos serviços, nessas áreas, mais lugares disponíveis. Como suporte ao estacionamento rotativo, adianta que vai ser possível estacionar, “sem qualquer custo”, na Avenida Duarte Pacheco, onde não era permitido, e recorda a reabertura dos Parques de Estacionamento da Marginal de Matosinhos e da Centralidade de S. Mamede, que possibilitam aos utilizadores o estacionamento prolongado a “preços acessíveis”.   

Com a nova concessão, de acordo com dados adiantados por José Pedro Rodrigues, a Câmara estima que o novo concessionário facture cerca de 1 milhão de euros anuais, sendo que à autarquia será entregue 64% da totalidade da receita. O vereador comunista diz que 25% desse valor será aplicado em projectos de combate à sinistralidade rodoviária.  

A data de entrada em funcionamento das máquinas de pagamento está prevista ainda para o mês de Agosto, mas como “há algum atraso na substituição dos aparelhos”, não é possível adiantar uma data exacta, como refere o autarca.  

A responsabilidade da fiscalização cabe à DataRade, no entanto, será a Polícia Municipal que ficará responsável pelos processos de contra-ordenação.

No centro de Matosinhos, o estacionamento passa a ser pago nas ruas Álvaro Castelões, Alfredo Cunha, Ló Ferreira, Heróis de França, no troço entre a Rua do Godinho e a Avenida Menéres, na Avenida Afonso Henriques, entre a Rua 1º de Maio e a Rua Sousa Aroso e na Avenida da República, entre a Avenida Norton de Matos e a Rua Roberto Ivens. A Rua Tomás Ribeiro e a Rua do Godinho, que já eram parcialmente tarifadas, passam a estar cobertas, na totalidade, por parquímetros. As máquinas de pagamento também já foram instaladas na área que circunda o Parque Basílio Teles, mas por agora, de acordo com a autarquia, ainda não vão entrar em funcionamento. Em São Mamede Infesta, o estacionamento também passará a ser cobrado na Avenida do Conde, entre a Rua de Santos Dias e Rua da Conceição, na Rua de Godinho de Faria, entre a Rua José Coutinho e a Rua da Estação, e na Rua da Cidadania.

Os novos parquímetros dispõe de uma funcionalidade que permite o acesso a 15 minutos de estacionamento gratuito por dia, através da inserção de matrícula da viatura. Após esse período, a primeira e a segunda hora serão tarifadas com o valor de 65 cêntimos. Na terceira e na quarta hora o valor sobe para 1,50 euros. O estacionamento é limitado ao máximo de 4 horas.

Os moradores das ruas onde o estacionamento é pago podem solicitar, na loja do Munícipe, o cartão de estacionamento para residentes. Há duas modalidades, o ilimitado, que baixa de 240 euros anuais para 65, e o condicionado, que custa 22,50 euros. O primeiro permite ao utente estacionar o veículo, na rua que lhe foi atribuída, sem qualquer restrição de tempo. O segundo restringe o estacionamento a um horário específico: nos dias úteis, das 12h00 às 14h30  e a partir das 18h00 até às 10h00 do dia seguinte. Ao fim de semana não há qualquer limite de tempo.

Sugerir correcção
Comentar