A bicicleta que o seu filho já não usa pode ganhar uma nova vida

Associação aveirense está a promover uma campanha de recolha de bicicletas infantis. Os veículos irão, depois, ser doados a escolas do pré-escolar e ensino básico do município de Aveiro

Foto

O cenário repete-se em inúmeras garagens e arrecadações: as bicicletas dos mais pequenos vão ficando encostadas à medida que estes vão crescendo. Há quem espere pela possibilidade de as doar ao filho de um familiar ou amigo, mas, nalguns casos, essa oportunidade nunca surge. Atenta a essa realidade e também por saber que há escolas apostadas em dinamizar projectos de promoção do uso da bicicleta – mas não dispõem de veículos de duas rodas próprios –, a associação Ciclaveiro decidiu avançar com uma campanha de recolha de bicicletas infantis. O objectivo passa “ensinar mais crianças a aprender a andar de bicicleta desde cedo”, referem os responsáveis da associação sediada em Aveiro.

A campanha, designada de Mini PedalAdar, está a decorrer ao longo deste mês e já começou a colher alguns frutos. “Temos vários contactos de pessoas interessadas em fazer doações e já quatro escolas oficializaram o seu interesse em receber alguns veículos e implementar projectos de promoção do uso da bicicleta”, desvendou ao PÚBLICO Joana Ivónia, da Ciclaveiro.

A entrega das bicicletas infantis deve ser feita na Casa Municipal da Juventude de Aveiro, na certeza de que a associação também aceita doações oriundas de outros pontos do país, disponibilizando-se para tratar do transporte dos veículos até à cidade aveirense. À Ciclaveiro caberá, também, a responsabilidade de recuperar e reparar as bicicletas doadas, antes de proceder à entrega aos seus novos proprietários. “Essas reparações serão feitas no âmbito das nossas Cicloficinas, actividades que desenvolvemos todos os meses para ensinar os participantes e reparar as suas bicicletas”, especificou Joana Ivónia.

A correr tudo conforme previsto, no próximo mês de Janeiro as bicicletas recolhidas poderão começar a chegar às escolas do pré-escolar e ensino básico do município de Aveiro, onde há já bons exemplos de promoção do uso da bicicleta. É o caso do jardim-de-infância de Aradas (pertencente ao Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento), onde, uma vez por semana, é promovido o “Dia da Bicicleta”. No âmbito desta iniciativa, “as crianças levam as suas bicicletas para a escola e participam em várias actividades e jogos”, testemunha a dirigente da Ciclaveiro, sem deixar de evidenciar que a integração da bicicleta no programa educativo poderá trazer várias aprendizagens para os mais novos. Isso mesmo é reforçado por Piedade Gomes, educadora de infância que, desde há cerca de três anos, tem vindo a desafiar crianças e pais a, todas as sextas-feiras, levarem “bicicletas, triciclos ou trotinetes” para o jardim-de-infância de Aradas. “Além de aprenderem a andar de bicicleta, ficam a conhecer os sinais e regras de trânsito e a saber respeitar o espaço do outro”, testemunha.

Sem deixar de reconhecer que grande parte do sucesso deste “Dia da Bicicleta” fica a dever-se ao empenho dos pais – que “mesmo com horários apertados para irem para o trabalho, arranjam sempre maneira de trazer a bicicleta no carro ou a pé” – a educadora de infância não tem a menor dúvida de que esta actividade está a ajudar a formar futuros adultos mais conscientes. “É um projecto que traz vantagens ao nível da saúde, incentivando-os a exercitar o corpo, e também em matéria de respeito pelo ambiente”, realça Piedade Gomes, apontando também a experiência de socialização que os mais novos vão vivendo. “Uns têm bicicletas melhores do que outros, mas, no espaço do recreio, trocam entre si, experimentando as bicicletas dos colegas”, exemplifica a educadora responsável pelo projecto “Dia da Bicicleta”.  

Por todas estas razões, Piedade Gomes não hesita em aconselhar outras escolas e educadores a seguirem o exemplo do jardim-de-infância de Aradas. “Avancem. Vão ver que a experiência será enriquecedora”, afiança. No caso dos estabelecimentos de ensino situados no município de Aveiro, a proposta de criar actividades em torno da bicicleta poderão, então, vir a ser facilitada com a campanha que está a ser desenvolvida pela Ciclaveiro - as escolas que queiram receber bicicletas doadas ao abrigo desta iniciativa devem enviar um e-mail com a sua manifestação de interesse (ciclaveiro@gmail.com).

Campanha de recolha também para adultos

Esta campanha de recolha de bicicletas infantis surge na sequência do projecto PedalAdar, através do qual a Ciclaveiro tem conseguido oferecer bicicletas usadas a pessoas ou instituições com baixos recursos. “Já ajudámos três pessoas, com salários muito baixos e que não tinham como se deslocar para o trabalho. As bicicletas que lhes entregámos fizeram toda a diferença nas suas vidas”, argumenta Joana Ivônia.

Para levar a efeito este projecto, a associação também conta com a ajuda da comunidade. Todos são desafiados a entregar à associação as bicicletas que já não usam ou a dar uma ajuda na sua recuperação e montagem – para tal, devem aparecer nas Cicloficinas, no Mercado Manuel Firmino, todos os segundos sábados de cada mês, entre as 11h00 e as 13h00.

 

Sugerir correcção
Comentar