20 anos depois, os sinos voltam a tocar pelo Património

Às 17h30, Rui Moreira inaugura o projecto Alumia, que vai dar nova luz a seis espaços do centro histórico, até Julho do próximo ano.

Foto
Desde 5 de Dezembro de 1996 que o centro histórico do Porto é Património Mundial Paulo Pimenta

Vai ser ao meio-dia e durante 20 minutos. Tal como, há 20 anos, quando o anúncio de que a Unesco tinha inscrito o centro histórico do Porto na lista do Património Mundial, também agora os sinos da cidade vão repicar em uníssono. À hora certa, os sinos dos Clérigos, da Sé e das igrejas de São Francisco, Misericórdia do Porto, São João Novo, São José das Taipas, São Nicolau e Nossa Senhora da Vitória, entre outras, vão assinalar o arranque das comemorações que a Câmara do Porto estendeu, em forma de luz, por vários meses.

Mas, fiquemos por enquanto pelo dia 5. Se a festa começa com os sinos da cidade, às 17h ela concentra-se na Ponte Luiz I, onde irá decorrer uma performance de dança acrobática, a partir de um trapézio que estará suspenso do tabuleiro superior. O espectáculo também dura 20 minutos e será seguido da inauguração da instalação de luz “LUiZ”, inspirada nas formas da ponte inserida na área classificada pela Unesco. A instalação vai manter-se toda a semana, até domingo, com as luzes acendendo-se diariamente a partir das 17h30.

Às 18h30, as celebrações passam para dentro de portas, com o lançamento do livro “Porto Património Mundial 20 anos

20 imagens”, na Biblioteca do Seminário Maior. A obra conta com fotografias do centro histórico da cidade, captadas por 20 fotógrafos, e com textos do geógrafo Álvaro Domingos, do historiador Gaspar Martins Pereira e do jornalista do PÚBLICO Manuel Carvalho, resultando de uma parceria entre a câmara e a Imprensa Nacional Casa da Moeda.

O lançamento será seguido de um debate sobre o valor universal das cidades Património Mundial, moderado por Álvaro Domingos e com a participação da vice-presidente da Câmara de Marraquexe, Awatef Berdai, do vereador do Urbanismo da Câmara do Porto, Manuel Correia Fernandes, e do arquitecto e vereador Rui Loza.

Às 22h, será a vez de se abrirem as portas do Salão Árabe do Palácio da Bolsa para um concerto cinematográfico, intitulado “Al-Mu’tamid, Poeta Rei do Al Andaluz” e que conta com músicos portugueses, espanhóis e marroquinos, que compuseram novos temas a partir dos poemas daquele que é considerado o mais brilhante poeta ibero-árabe do século XI. O acesso é gratuito, mas só entra quem tiver um bilhete previamente distribuído, até ao final do dia de ontem, no Rivoli ou na Casa do Infante.

O 20.º aniversário do Património Mundial é também assinalado com o lançamento do projecto Alumia, que vai iluminar, até Julho de 2017, seis espaços do centro histórico. O circuito vai ser inaugurado pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, às 17h30 desta segunda-feira, com partida do Jardim da Cordoaria e passagem pelo Largo do Amor de Perdição, Clérigos, Largo dos Lóios, Estação de São Bento e Bairro da Sé.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários