Estrada entre Viseu e Sátão requalificada em 2010

a A requalificação da estrada EN 229, entre Viseu e Sátão, deverá estar concluída em Abril de 2010, anunciou anteontem, em Sátão, o secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos. As obras, com arranque previsto para Janeiro do próximo ano, abrangem 15 quilómetros e irão custar 4,7 milhões de euros. No traçado do Fojo serão construídas cinco rotundas e o pavimento será reforçado, explicou Manuela Trindade da empresa Estradas de Portugal (EP). Numa zona de muitas curvas, o objectivo "é melhorar as condições de circulação e de segurança", adiantou.
A EN 229 tem um fluxo diário de 9500 viaturas. Desde Janeiro deste ano, registaram-se 44 acidentes dos quais resultaram uma vítima mortal e 21 feridos, seis deles em estado grave, segundo os dados recolhidos pelo presidente da Câmara de Sátão, Alexandre Vaz.
O autarca realçou que o actual trajecto entre Sátão e a capital de distrito obriga a uma viagem de 45 minutos a uma hora. Por esta razão, o presidente do município considera "fundamental" a construção de uma nova variante, com quatro faixas de rodagem, que ligue a EN 229 à auto-estrada A25, em Viseu.
O estudo prévio para esta nova estrada já foi lançado e prevê-se que esteja concluído no primeiro trimestre de 2009, garantiu ontem Paulo Campos. Com cerca de 15 quilómetros, a futura via tem um custo estimado de 15 milhões de euros. Sem garantias de que venha a ter perfil de auto-estrada, irá permitir circular a uma velocidade superior a 80 quilómetros por hora, pelo que "irá reduzir significativamente os tempos de percurso", garantiu Manuela Trindade, da Estradas de Portugal. Em Vila Nova de Paiva, o secretário de Estado anunciou a reformulação do projecto de execução da variante à EN323 (Moimenta da Beira) e à EN329, em Vila Nova de Paiva. O troço de seis quilómetros, orçado em 6 milhões de euros, irá retirar o tráfego do centro de Vila Nova de Paiva. A obra deverá ser lançada ainda durante este ano.
O secretário de Estado das Obras Públicas presidiu ainda à assinatura do contrato de construção da Estrada Regional 230, entre Carregal do Sal e Tondela. A nova via, que irá permitir reduzir o percurso de 30 para 11 quilómetros, deverá estar pronta em Outubro de 2009. O valor da obra é de 9,6 milhões de euros.
4,7
milhões de euros é quanto vai custar a requalificação dos quinze quilómetros
da estrada entre Viseu e Sátão

Sugerir correcção