Complexo Desportivo do Jamor inaugura nova zona de recreio e lazer

Pista ciclável e relvados em lugar
de mata e entulho

Catarina Serra Lopes

Foi inaugurado ontem um novo espaço de recreio e lazer no Parque Urbano do Complexo Desportivo do Jamor, na Cruz Quebrada, concelho de Oeiras. O que era até ontem um campo de mato e entulho deu lugar a um parque de estacionamento, uma rede ciclável e um grande relvado para desporto e lazer. Na inauguração estiveram presentes a presidente da Câmara de Oeiras, Teresa Zambujo, o presidente do Instituto do Desporto de Portugal (IDP), José Constantino, e o ministro das Cidades, Administração Local, Habitação e Desenvolvimento Regional, José Luís Arnaut.
Trata-se de uma requalificação paisagística que chegou ao fim, cinco anos depois da inauguração da primeira fase. Num investimento total de 1,6 milhões de euros, financiados pelo IDP, pela autarquia e pela administração central, o Parque Urbano do Jamor conta a partir de agora com um grande parque de estacionamento junto às piscinas, uma pista ciclável com cerca de três hectares e um parque de dois hectares destinado à prática de desporto informal.
No âmbito das obras de requalificação, foi ainda levada a cabo a limpeza das águas da pista de canoagem, bem como os arranjos florestais de toda a zona envolvente.

"Um sítio único na região de Lisboa"
"Depois de tantos anos de abandono, é com grande satisfação que vejo este local já todo arranjado", disse ontem o presidente do IDP, José Constantino. "Ainda há um ano atrás, uma pessoa passava por aqui e só via canas, arbustos, lama e entulho. Agora já pode vir passear e desfrutar de um sítio único na região de Lisboa".
Concluída esta segunda fase, o Parque Urbano do Jamor deverá ser objecto ainda de diversos projectos futuros: um campo de golfe de nove buracos, um novo centro de alto rendimento e um novo centro de estágio, um estádio de ténis e seis campos cobertos.
Existe ainda a possibilidade, segundo o presidente do IDP, de surgir em breve uma candidatura, em conjunto com a Câmara Municipal de Oeiras, para a requalificação de toda a Ribeira do Jamor, com vista à criação de uma zona pedonável e ciclável desde a Foz do Jamor até Linda-a-Pastora. Esta zona ladearia a actual pista de crosse e o futuro campo de golfe.
"Será de grande importância para a ribeira e permitirá que as pessoas passem a vir para o Jamor fazer grandes caminhadas ou corridas", disse José Manuel Constantino.
O ministro José Luís Arnaut, por sua vez, disse que o Jamor sempre foi uma das suas principais preocupações. "Não me sentiria bem em estar a fazer dez estádios para acolher o Euro 2004 e não preservar este complexo. Tinha de encontrar forma de fazer um equilíbrio e iniciar o projecto de reabilitação e dignificação do espaço."
Arnaut afirmou ainda ser importante "devolver o espaço às pessoas" e anunciou que o actual executivo vai deixar pronto um plano estratégico de desenvolvimento do Jamor. "Espera-se agora que este venha a ser cumprido."

Sugerir correcção