Um ano para esquecer

O ano que virou o mundo do avesso

Foi o ano da pandemia, marcado pelo fantasma de uma crise de dimensões históricas e pelo medo da doença, do contágio, da perda de amigos e familiares. Foi o ano em que o nosso quotidiano mudou até nos mais pequenos gestos – na escola, no trabalho, na nossa relação com os outros. Foi o ano dos confinamentos, dos recolheres obrigatórios, das máscaras, do distanciamento social. Mas foi também o ano do “Brexit”, do movimento Black Lives Matter, das eleições nos Estados Unidos, da explosão no Porto de Beirute… Recorde os principais momentos de um ano como nenhum outro.

Janeiro

1 de Janeiro de 2020

Austrália entra em 2020 a arder. A vaga de incêndios começou em 2019 e acabou por ser considerada a pior em décadas. No final de Janeiro o balanço era de 11,2 milhões de hectares queimados.

Tracey Nearmy/REUTERS

3 de Janeiro de 2020

O general iraniano Qassem Soleimani é morto no aeroporto de Bagdad, no Iraque, num ataque ordenado pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

TPX IMAGES OF THE DAY/REUTERS

5 de Janeiro de 2020

A OMS emite uma nota sobre um surto reportado pela China a 31 de Dezembro. Trata-se de uma “pneumonia desconhecida” que afecta algumas dezenas de pessoas de Wuhan, uma cidade de 19 milhões de pessoas, na província de Hubei.

A RAN/EPA

7 de Janeiro de 2020

Um novo coronavírus é identificado pelas autoridades chinesas.

8 de Janeiro de 2020

O voo 752 da Ukraine International Airlines é abatido por engano pelas forças armadas do Irão. Morrem as 176 pessoas que iam a bordo. O avião é confundido com um míssil norte-americano.

ABEDIN TAHERKENAREH/EPA

17 de Janeiro de 2020

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) considera pouco provável que a União Europeia importe casos de infecção pelo novo coronavírus.

18 de Janeiro de 2020

Em Portugal, Rui Rio e Luís Montenegro passam à segunda volta das eleições internas no PSD, deixando para trás Miguel Pinto Luz. Rio vencerá, uma semana depois.

Adriano Miranda

20 de Janeiro de 2020

É confirmado o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus nos EUA. Tailândia, Japão e Coreia do Sul também já têm casos de infecção.

23 de Janeiro de 2020

É determinado o confinamento total em Wuhan. Entradas e saídas proibidas.

Aly Song/REUTERS
,
Yuan Zheng/REUTERS

24 de Janeiro de 2020

É reportado o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus em França.

Benoit Tessier/REUTERS

27 de Janeiro de 2020

Depois de um congresso atribulado, Francisco Rodrigues dos Santos ganha as eleições no CDS e pede uma “nova direita”.

Paulo Pimenta

28 de Janeiro de 2020

É reportado o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus na Alemanha.

30 de Janeiro de 2020

A OMS declara emergência de saúde pública global.

DR
,
JAIPAL SINGH/EPA
,
Flavio Lo Scalzo/REUTERS

31 de Janeiro de 2020

Brexit. Às 23h00 (hora de Portugal continental) o Reino Unido deixa de ser um Estado membro da União Europeia.

NEIL HALL/EPA

Fevereiro

2 de Fevereiro de 2020

Praga de gafanhotos que devasta o Corno de África é declarada “emergência nacional” na Somália. Nos meses que se seguem as colheitas de vários países africanos serão devastadas

,
DAI KUROKAWA/EPA

5 de Fevereiro de 2020

Desfecho do processo de impeachment nos EUA. Donald Trump é absolvido das acusações de abuso de poder e de obstrução ao Congresso.

Leah Millis/REUTERS

11 de Fevereiro de 2020

OMS atribui um nome à doença provocada pelo novo coronavírus: covid-19. O novo coronavírus passa a designar-se SARS-CoV-2. O ECDC reporta até este dia 43.118 casos e 1018 mortos em vários países do mundo.

21 de Fevereiro de 2020

Líderes europeus falham acordo em cimeira extraordinária para fechar quadro financeiro plurianual.

Kenzo Tribouillard/Pool via REUTERS

22 de Fevereiro de 2020

Itália reporta vários clusters de infecção na Lombardia e outros casos em Veneto e Piedmonte. No dia seguinte, a Áustria barra a circulação de comboios que venham de Itália.

ANDREA CANALI/EPA

Março

2 de Março de 2020

São confirmados em Portugal os dois primeiros casos de infecção pelo novo coronavírus.

DR

5 de Março de 2020

A TAP anuncia o cancelamento de cerca de 1000 voos até Abril. Dias depois, e com muitos aeroportos no mínimo e milhares de aviões em terra, a IATA estima que as companhias aéreas sofram a nível global uma quebra de receitas superior a 40%.

MÁRIO CRUZ/EPA

8 de Março de 2020

Itália decreta confinamento e medidas muito restritivas para conter a doença. Espanha, França e vários outros países nos dias seguintes. Marcelo Rebelo de Sousa cancela agenda e entra em isolamento.

Manuel Silvestri/REUTERS
,
FILIPPO VENEZIA/EPA
,
ANDREA FASANI/EPA
,
Marzio Toniolo/via REUTERS

9 de Março de 2020

O Governo português simplifica o layoff para empresas afectadas pela crise. O layoff simplificado será a medida mais importante de apoio às empresas nesta pandemia.

Daniel Rocha
,
Adriano Miranda
,
Miguel Manso

11 de Março de 2020

A OMS declara que o surto provocado por um novo coronavírus é uma pandemia, à escala global. Há mais de 118 mil casos em 114 países diferentes e 4291 mortos. Trump proíbe entrada de cidadãos da União Europeia.

,
Athit Perawongmetha/REUTERS

12 de Março de 2020

Crash nos mercados de acções, chamam-lhe “quinta-feira negra”. O Governo português anuncia o estado de alerta e determina o encerramento das escolas. A Federação Portuguesa de Futebol anuncia a suspensão das competições nacionais de futebol e futsal. Os jogos de futebol da I e II Liga são suspensos. Portugal acumula nesta altura 78 casos de infecção, mas ainda não há vítimas mortais.

13 de Março de 2020

O Presidente da República português promulga o diploma do Governo com medidas extraordinárias contra a covid. Os funcionários públicos são instados a ficar em casa em regime de teletrabalho. A Conferência Episcopal Portuguesa suspende as missas. Na Alemanha começam-se a fechar escolas e fronteiras com outros países.

Daniel Rocha

15 de Março de 2020

Marcelo Rebelo de Sousa em isolamento fala ao país utilizando o Skype. O vídeo é colocado no site da Presidência da República.

16 de Março de 2020

França anuncia fecho de escolas e várias outras restrições.

Christian Hartmann/REUTERS

17 de Março de 2020

A Califórnia, nos EUA, é o primeiro estado a emitir uma ordem de “fique em casa”.Campeonato Europeu de Futebol de 2020 e Copa América de 2020 são adiados. Fronteira entre Portugal e Espanha fecha,com pontos de passagem exclusivamente destinados ao transporte de mercadorias e a trabalhadores transfronteiriços.

Miguel Manso

18 de Março de 2020

É declarado o primeiro estado de emergência em Portugal, numa altura em que há registo oficial de 642 casos no país e duas mortes.

,
Adriano Miranda
,
Miguel Manso
,
Miguel Manso

23 de Março de 2020

Os ministros das Finanças da União Europeia decidem aligeirar as regras orçamentais para reagir à crise da covid-19.

Nelson Garrido

24 de Março de 2020

Jogos Olímpicos em Tóquio cancelados.

Issei Kato/REUTERS

26 de Março de 2020

Não há consenso no Conselho Europeu sobre a emissão de “coronabonds” para responder à crise provocada pela pandemia.

OLIVIER HOSLET/EPA

27 de Março de 2020

Boris Johnson anuncia no Twitter que está infectado.

,
ANDY RAIN/EPA

29 de Março de 2020

Um cidadão ucraniano que desembarcou na Portela foi morto no Centro de Instalação Temporária do Aerporto, noticia a TVI.Ihor Homenyuk morreu a 12 de Março num contexto de “tortura evidente”, como admitiu a directora do SEF oito meses depois. Três inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras acabam acusados de homicídio qualificado, na forma consumada, em co-autoria. Mas há mais pessoas com processos disciplinares por negligência e negação de prestação de auxílio.

Abril

2 de Abril de 2020

O mundo passa a barreira do milhão de casos de covid-19. Portugal regista mais de 9000.

Manuel Roberto

9 de Abril de 2020

Eurogrupo aprova pacote económico de emergência no valor de 500 mil milhões de euros e confirma necessidade de um fundo de recuperação da crise.

12 de Abril de 2020

Numa Basílica de São Pedro vazia, o Papa Francisco começa a sua mensagem “Urbi et Orbi” referindo-se a todos quantos foram atingidos directamente pelo coronavírus.

,
TPX IMAGES OF THE DAY/REUTERS

14 de Abril de 2020

O FMI estima que a economia mundial encolha 3%, a maior contracção desde a grande Depressão de 1930.

Maio

4 de Maio de 2020

Portugal desconfina. Nesta a primeira fase apenas as pessoas doentes e em vigilância activa continuam obrigadas a ficar em casa.

Paulo Pimenta

10 de Maio de 2020

Valentina, 9 anos, é morta em casa, em Atouguia da Baleia, Peniche. Pai e madrasta são acusados de homicídio.

Ricardo Lopes

17 de Maio de 2020

Ao fim de mais de um ano e de três eleições legislativas Israel tem finalmente um novo governo.

18 de Maio de 2020

Inicia-se a segunda fase do desconfinamento em Portugal. O ensino presencial abre-se para os alunos do 11.º e 12.º anos.

DR

25 de Maio de 2020

George Floyd é morto em Minneapolis, pela polícia. Seguem-se manifestações e confrontos em várias cidades que se prolongarão no tempo e o ressurgimento do movimento Black Lives Matter, que ganha uma escala global.

Lawrence Bryant/REUTERS
,
Lawrence Bryant/REUTERS
,
Leah Millis/REUTERS

27 de Maio de 2020

A Comissão Europeia apresenta uma proposta para o orçamento plurianual e o fundo de recuperação que constitui um pacote financeiro sem precedentes na história da União.

OLIVIER HOSLET/EPA

Junho

9 de Junho de 2020

António Costa anuncia que o secretário de Estado do Orçamento, João Leão, é o novo ministro de Estado e das Finanças, em substituição de Mário Centeno, que deixa o Governo.

Rui Gaudencio

Julho

1 de Julho de 2020

Mais de 300 detenções no primeiro dia da nova lei de segurança em Hong Kong. Alemanha assume a presidência rotativa da União Europeia. A fronteira entre Portugal e Espanha reabre, depois de mais de três meses em que esteve fechada por causa do novo coronavírus

DR
,
DR
,
MIGUEL CANDELA/EPA

9 de Julho de 2020

Mário Centeno despede-se da presidência do Eurogrupo. O ministro das Finanças da Irlanda, Pascal Dono hoe, é eleito.

14 de Julho de 2020

O ex-banqueiro Ricardo Salgado é acusado de vários crimes no inquérito relacionado com o colapso do BES. Há mais 24 arguidos.

21 de Julho de 2020

No final de uma cimeira extraordinária que se prolongou por quatro noites e cinco dias, os chefes de Estado e de Governo da União Europeia anunciam um acordo político para um pacote financeiro de resposta à crise provocada pela pandemia de 1,82 biliões de euros.

,
Stephanie Lecocq/Pool via REUTERS
,
Johanna Geron/REUTERS
,
JOHN THYS/EPA
,
STEPHANIE LECOCQ / POOL

Agosto

1 de Agosto de 2020

Novo recorde negativo. O PIB português regista no segundo trimestre do ano regista uma contracção de 16,5% face ao mesmo trimestre do ano anterior.

4 de Agosto de 2020

Explosão no porto de Beirute mata pelo menos 191 pessoas, fere mais de 6500 e faz perto de 300 mil desalojados.

,
WAEL HAMZEH/EPA
,
Mohamed Azakir/REUTERS
,
Bader Helal/REUTERS

9 de Agosto de 2020

Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, é reeleito pela sexta vez. Os protestos nas ruas duram meses. E serão violentamente reprimidos.

12 de Agosto de 2020

Lisboa recebe a final a oito da Liga dos Campeões. A edição de 2019/20 da Champions, que foi suspensa em Março, foi reatada mais tarde tendo sido decidido que o vencedor seria encontrado recorrendo a um desfecho inédito, com os jogos dos quartos-de-final, meias-finais e final a serem realizados em campos neutros. Foi a terceira vez que Portugal acolheu a decisão da mais importante prova europeia de clubes.

EPA/Matt Childs / POOL
,
Lluis Gene/Pool via REUTERS

Setembro

1 de Setembro de 2020

Donald Trump sai em defesa do adolescente de 17 anos acusado de matar duas durante os protestos contra a agressão ao afro-americano Jacob Blake pela polícia, na localidade de Kenosha, no estado do Wisconsin. Protestos nas ruas sucedem-se.

DR
,
DR
,
Tannen Maury/EPA

9 de Setembro de 2020

O campo de refugiados de Moria, na ilha grega de Lesbos, fica praticamente reduzido a cinzas.

,
,
,
Elias Marcou/REUTERS
,
Alkis Konstantinidis/REUTERS

15 de Setembro de 2020

Trump preside à cerimónia de assinatura dos acordos que normalizam as relações entre Israel e dois países árabes Emirados Árabes e o Bahrein.

Tom Brenner/REUTERS

18 de Setembro de 2020

Morre a juíza Ruth Bader Ginsburg do Supremo Tribunal dos EUA.

Pablo Martinez Monsivais/Pool via REUTERS/File Photo
,
EPA/SHAWN THEW
,
SHAWN THEW/EPA

27 de Setembro de 2020

Tensão Arménia-Azerbeijão, com o ressurgimento de confrontos em Naborno-Karabakh.

RICARDO GARCIA VILANOVA/EPA
,
RICARDO GARCIA VILANOVA/EPA
,
RICARDO GARCIA VILANOVA/EPA

29 de Setembro de 2020

É ultrapassada a barreira de um milhão de mortes por covid no mundo.

ADNAN ABIDI/REUTERS
,
BRUNO KELLY/REUTERS
,
Edgard Garrido/REUTERS

Outubro

1 de Outubro de 2020

A Comissão Europeia abre um procedimento contra o Reino Unido por violação dos termos do acordo de saída da união Europeia. Fica a saber-se também neste dia que Donald Trump e a mulher estão infectados.

9 de Outubro de 2020

Marcelo Rebelo de Sousa diz que pode ser preciso “repensar o Natal”, face à situação pandémica no país.

15 de Outubro de 2020

António Costa apresenta em Bruxelas o Plano de Recuperação e Resiliência.

Nuno Ferreira Santos
,
DR
,
Olivier Hoslet/Pool via REUTERS

16 de Outubro de 2020

Samuel Paty, professor, é decapitado em Paris por um jovem de 18 anos, depois de ter mostrado cartoons sobre Maomé numa aula

Eric Gallard/REUTERS
,
YOAN VALAT/EPA

25 de Outubro de 2020

Portugal volta a receber um Grande Prémio de Fórmula 1, 24 anos depois. Nas bancadas estão cerca de 25 mil espectadores e a ausência de distanciamento social origina polémica e críticas. No mesmo dia realizam-se as eleições regionais nos Açores das quais resulta um governo de coligação PSD-CDS-PPM com o apoio parlamentar do Chega e da Iniciativa Liberal. PS perde o poder 24 anos depois.

Duarte Drago
,
Jose Sena Goulão/EPA
,
André Kosters/LUSA

28 de Outubro de 2020

Com o país a braços com uma crise, o Orçamento do Estado para 2021 passa na generalidade no Parlamento português, com os votos contra do BE e da direita.

Daniel Rocha
,
Nuno Ferreira Santos

29 de Outubro de 2020

Um ataque na basílica de Notre-Dame de Nice, França, faz três mortos.

31 de Outubro de 2020

Boris Johnson anuncia novo lockdown a partir de 5 de Novembro, mas escolas e universidades mantêm-se abertas. Isto depois de o país ultrapassar 1 milhão de casos.

DR

Novembro

2 de Novembro de 2020

Um ataque terrorista em Viena, na Áustria, faz cinco mortos e vários feridos.

3 de Novembro de 2020

Dia de eleições nos EUA.

DR

4 de Novembro de 2020

É formalizada a decisão de Trump de retirar o seu país do Acordo de Paris.

7 de Novembro de 2020

Joe Biden é declarado vencedor das eleições para a presidência dos EUA de 3 de Novembro. O país é nesta data o mais afectado pela pandemia com mais de 9,8 milhões de casos acumulados e mais de 230 mil mortos.

,
DR
,
DR

26 de Novembro de 2020

embro. A versão final do Orçamento do Estado para 2021 é aprovada ao fim de quatro dias de votações, após dezenas de “coligações negativas”, uma das quais permite a anulação da transferência de 476 milhões de euros do Fundo de Resolução para o Novo Banco, “uma bomba atómica na confiança do sistema financeiro”, nas palavras do PS.

Nuno Ferreira Santos

Dezembro

3 de Dezembro de 2020

O Governo e a task force criada para conceber um plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal apresentam as linhas gerais da estratégia. As primeiras 950 mil pessoas (incluindo residentes em lares e internados em unidades de cuidados continuados e respectivos profissionais) começarão a ser vacinadas a partir de Janeiro. Os grupos não prioritários só deverão ter acesso depois de Julho.

7 de Dezembro de 2020

Marcelo Rebelo de Sousa anuncia a sua recandidatura à Presidência da República. Concorrem também às eleições, marcadas para 24 de Janeiro, Ana Gomes, Marisa Matias, João Ferreira, André Ventura, Bruno Fialho, Carla Bastos, Orlando Cruz, Tiago Mayan Gonçalves e Vitorino Silva. Na Venezuela, Nicolás Maduro retoma o controlo total do poder, numas eleições legislativas quase sem oposição. A União Europeia não reconhece os resultados.

Nuno Ferreira Santos

8 de Dezembro de 2020

Margaret Keenan, 90 anos, torna-se na primeira pessoa a receber a vacina da covid-19 da Pfizer fora dos ensaios clínicos, no dia em que o Reino Unido começa a vacinar a sua população.

Jacob King/Pool/REUTERS

15 de Dezembro de 2020

O Conselho de Estado reúne-se para falar sobre a presidência portuguesa da UE.

DR

29 de Dezembro de 2020

A Agência Europeia do Medicamento reúne-se para decidir sobre a aprovação da vacina contra a covid da Pfizer/BioNTech.