Fotogaleria

O Cybertruck e outros 11 carros que dividiram opiniões

Ao longo das décadas, as fabricantes foram arriscando e alterando o modo como víamos, e pensávamos, os automóveis. Alguns destes veículos tornaram-se clássicos, outros foram um flop. Lembra-se de ver alguns dos seguintes carros nas estradas?

Se fizermos uma pesquisa rápida nos motores de busca, o Fiat Multipla de finais dos anos 90 recebe muitas vezes o título de "carro mais feio do mundo". Muitos não conseguiram ultrapassar o design da dianteira, enquanto outros ficaram apaixonados. Claudio Papi/Reuters
Fotogaleria
Se fizermos uma pesquisa rápida nos motores de busca, o Fiat Multipla de finais dos anos 90 recebe muitas vezes o título de "carro mais feio do mundo". Muitos não conseguiram ultrapassar o design da dianteira, enquanto outros ficaram apaixonados. Claudio Papi/Reuters

Gostos não se discutem: na indústria automóvel, são raros os modelos que reúnem consenso absoluto – se é que os há. Enquanto uns automobilistas mostram preferência pela economia no consumo, outros valorizam a velocidade. E, se quase todos preferem um carro que lhes pareça bonito, a beleza também é difícil de definir, como mostram as opiniões sobre o novo Cybertruck da Tesla. O PÚBLICO mostra-lhe outros automóveis que dividiram opiniões quando saíram para o mercado. 

Conduzir um veículo de calibre militar nas estradas: o Hummer H2 era o mais próximo que um cidadão conseguia chegar a esse desejo. O "monstro" da General Motors foi inspirado nos veículos do exército militar, exibindo a imponência característica deste tipo de SUV. Para outros, porém, esta características eram exageradas em demasia.
Conduzir um veículo de calibre militar nas estradas: o Hummer H2 era o mais próximo que um cidadão conseguia chegar a esse desejo. O "monstro" da General Motors foi inspirado nos veículos do exército militar, exibindo a imponência característica deste tipo de SUV. Para outros, porém, esta características eram exageradas em demasia. Stringer/Reuters
Antes de receber atenção mediática na trilogia "Regresso ao Futuro", o primeiro modelo do famoso DeLorean foi um falhanço. A carroçaria de aço inoxidável e o motor 2.85 L (2849 cc) não convenceu inicialmente os entusiastas. Porém, devido à série de ficção científica, ficou imortalizado.
Antes de receber atenção mediática na trilogia "Regresso ao Futuro", o primeiro modelo do famoso DeLorean foi um falhanço. A carroçaria de aço inoxidável e o motor 2.85 L (2849 cc) não convenceu inicialmente os entusiastas. Porém, devido à série de ficção científica, ficou imortalizado. Tony Gentile/Reuters
O Nissan Cube começou a ser produzido pela fabricante japonesa em 1998. Nos primeiros anos, foi vendida exclusivamente no mercado japonês, mas, em 2009, chegou à Europa e aos Estados Unidos.
O Nissan Cube começou a ser produzido pela fabricante japonesa em 1998. Nos primeiros anos, foi vendida exclusivamente no mercado japonês, mas, em 2009, chegou à Europa e aos Estados Unidos. Valentin Flaurad/Reuters
Debaixo de fogo no início deste século pelo que muitos diziam ser um design aborrecido, a General Motors deu luz verde a um carro que pretendia ser diferente de tudo: o Pontiac Aztek. A diferença conquistou-lhe algum culto, mas também muitas críticas.
Debaixo de fogo no início deste século pelo que muitos diziam ser um design aborrecido, a General Motors deu luz verde a um carro que pretendia ser diferente de tudo: o Pontiac Aztek. A diferença conquistou-lhe algum culto, mas também muitas críticas. Reuters
O PT Cruiser da Chrysler recorreu a um <i>look</i> que a Reuters chama de "retro gangster". Mas não recolheu consenso
O PT Cruiser da Chrysler recorreu a um look que a Reuters chama de "retro gangster". Mas não recolheu consenso REUTERS/Rebecca Cook
O BMW i3 foi essencialmente desenhado para ser usado na cidade. Com autonomia compreendida entre os 130 e os 200 quilómetros, este veículo pretendia aliar autonomia com desempenho.
O BMW i3 foi essencialmente desenhado para ser usado na cidade. Com autonomia compreendida entre os 130 e os 200 quilómetros, este veículo pretendia aliar autonomia com desempenho. Mike Segar/Reuters
O Chevrolet Avalanche: os críticos disseram que parecia um Chevy Suburban transformado numa pickup e o plástico no exterior não convenceu
O Chevrolet Avalanche: os críticos disseram que parecia um Chevy Suburban transformado numa pickup e o plástico no exterior não convenceu REUTERS/John C. Hillery
A quarta geração da Série 7 da BMW, lançada em 2001, tinha um sistema iDrive para controlar várias funções e uma traseira com aspecto muito próprio. Segundo a Reuters, ambos desagradaram aos tradicionalistas.
A quarta geração da Série 7 da BMW, lançada em 2001, tinha um sistema iDrive para controlar várias funções e uma traseira com aspecto muito próprio. Segundo a Reuters, ambos desagradaram aos tradicionalistas. REUTERS/Tobias Schwarz
O Avantime da Renault, um esforço para combinar elementos de um <i>coupe</i> e de uma carrinha, não resultou. Teve um período de vida curto e desapareceu ao fim de dois anos
O Avantime da Renault, um esforço para combinar elementos de um coupe e de uma carrinha, não resultou. Teve um período de vida curto e desapareceu ao fim de dois anos REUTERS
O pequeno Yugo não foi pensado para ser bonito, mas sim para ser económico. Baseado nos carros da Fiat, começou a ser produzido na Jugoslávia ainda nos anos 70. E foi um sucesso, tornando-se um ícone.
O pequeno Yugo não foi pensado para ser bonito, mas sim para ser económico. Baseado nos carros da Fiat, começou a ser produzido na Jugoslávia ainda nos anos 70. E foi um sucesso, tornando-se um ícone. REUTERS/Ivan Milutinovic
Carro familiar, desportivo e com um travo a ficção científica. O Tesla Cybertruck ganhou admiradores, mas os accionistas da empresa não apreciaram a aparente fragilidade dos vidros do novo veículo.
Carro familiar, desportivo e com um travo a ficção científica. O Tesla Cybertruck ganhou admiradores, mas os accionistas da empresa não apreciaram a aparente fragilidade dos vidros do novo veículo. Reuters