Sony Awards: há três portugueses no top 50

Fotogaleria

O Sony World Photography Awards anunciou os finalistas do concurso e há três portugueses no top 50 dos melhores do mundo nos concursos profissional e aberto da presente edição. Edgar Martins foi o único entre todos os finalistas a ser destacado em três categorias distintas: Natureza Morta e Descoberta (com o projecto Silóquios e Solilóquios sobre a Morte, a Vida e outros Interlúdios) e Arquitectura (com a série A Impossibilidade Poética de Conter o Infinito). O fotógrafo nasceu em Évora, cresceu em Macau e, actualmente, vive em Bedford, Inglaterra. O seu trabalho pertence à colecção das fundações Calouste Gulbenkian e EDP e foi recentemente distinguido como escolha do júri no concurso Magnum Awards.

 

Foram ainda atribuídas pelo Sony Awards menções honrosas aos trabalhos não-profissionais do lisboeta Adriano Neves e de António Coelho, de Recarei, nas categorias de Arquitectura e Enhance, respectivamente.

 

Para edição 2018 do concurso foram submetidas quase 320 mil imagens, provenientes de mais de 200 países, "o que corresponde a um aumento de 40% em relação às candidaturas de 2017", refere o concurso, em comunicado. "Os jurados ficaram particularmente impressionados com a excelente qualidade das imagens apresentadas", exaltando a capacidade dos fotógrafos de transmitirem "uma visão das principais tendências e preocupações contemporâneas".

 

Os vencedores são anunciados a 19 de Abril e os trabalhos estarão em exposição entre 20 de Abril e 6 de Maio, na já costumeira Somerset House, em Londres.