Índia: Muskaan casou-se aos 14, a sua irmã aos dez

Suman Nishad, 11, já é casada. Só soube que ia casar no dia. Não parou de chorar © Saumya Khandelwal
Fotogaleria
Suman Nishad, 11, já é casada. Só soube que ia casar no dia. Não parou de chorar © Saumya Khandelwal

A vida de Muskaan (nome fictício) foi igual à de muitas outras meninas do mundo, até atingir os 14 anos, momento em que foi forçada a casar com Raju (nome fictício), um jovem estudante universitário de 21. Ela não escolheu a data do casamento, o local ou o noivo. Alheio ao seu desígnio, o seu rumo foi traçado: Muskaan será esposa, mãe e dona de casa. “Ninguém escapa ao casamento, em Shravasti”, comentou a menor com a fotógrafa indiana Saumya Khandelwal, autora do projecto Child Brides of Shravasti. “O que há para sentir? Está tudo bem. (…) Tem de ser”, pragmatiza. A sua irmã casou-se ainda mais cedo, aos dez. Hoje tem 22 e é mãe de dois filhos. A entrevista completa com a fotógrafa pode ser lida aqui.

 

O casamento infantil, na Índia, é um problema de grandes proporções. De acordo com dados da UNICEF, um terço das meninas noivas do mundo vive na Índia: 18% casam-se antes de atingir os 15 anos de idade e 47% antes completar os 18. A Índia é, segundo o ranking elaborado pela mesma fonte, o sexto país do mundo onde esta prática é mais comum. Uttar Pradesh, o estado onde se situa Shravasti, é o mais fértil do país: o censos nacional de 2011 registou o nascimento de um milhão de crianças com mães adolescentes. Shravasti regista, em simultâneo, a maior taxa de mortalidade infantil do país: 10% das crianças que nascem acabam por morrer.

 

A Bolsa Instagram 2017 da Getty Images foi atribuída recentemente à conta de Instagram da fotojornalista da Reuters e do Hindustan Times, cujo trabalho é também apoiado pela Fundação Nacional da Índia. As fotógrafas Isadora Kosofsky e Nina Robinson foram igualmente premiadas pela Bolsa Instagram 2017; os seus trabalhos, Love The One You'Re With, Vinny and David e Remember Last Night, já conheceram publicação no P3. 

Nirma, 16 anos, é noiva. Frequenta o 11º ano e vai casar com Rakesh, estudante do 12º ano © Saumya Khandelwal
Um terço das meninas noivas vive na Índia © Saumya Khandelwal
Kisna (esq.) 9 anos e Chandni, 9 anos, são casadas com rapazes cujo nome desconhecem © Saumya Khandelwal
Os amigos de Muskaan estão todos presentes nas horas que antecedem o casamento © Saumya Khandelwal
Muskaan prepara-se para o casamento, enquanto as famílias discutem o seu dote noutra sala © Saumya Khandelwal
Muskaan aguarda a chegada do noivo © Saumya Khandelwal
© Saumya Khandelwal
Os convidados aguardam a chegada dos noivos © Saumya Khandelwal
Muskaan e Raju dão o nó © Saumya Khandelwal
A cerimónia decorre em ambiente de festa © Saumya Khandelwal
Muskaan já é casada © Saumya Khandelwal
Anjani (16) está sentada no canto da casa do seu marido enquanto decorre o <i>gauna</i>, rito de consumação do casamento © Saumya Khandelwal
Suba Bano e Firoj Ali casaram aos 17 anos porque a família de Firoj precisava urgentemente de alguém para cuidar da casa © Saumya Khandelwal
Estas tatuagens indicam que são casadas; tê-las é socialmente obrigatório, depois do casamento © Saumya Khandelwal
Depois do casamento, as meninas serão donas de casa e mães © Saumya Khandelwal
A maioria das meninas noivas será mãe adolescente © Saumya Khandelwal